VEJA OS SINTOMAS: Síndrome do Ano Novo pode ser motivo de cansaço e estresse

Caracterizada por sentimentos de estresse, cansaço e angústia, essa síndrome não é uma categoria clínica formal

VEJA OS SINTOMAS: Síndrome do Ano Novo pode ser motivo de cansaço e estresse

Foto: Catraca Livre

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Anda sentindo cansaço e ansiedade? O fim do ano é marcado por uma série de reflexões e expectativas sobre o que foi vivido nos últimos 12 meses e o que o novo ano pode trazer. No entanto, esse período também pode ser desencadeador da chamada Síndrome do Ano Novo, ou “dezembrite”.

 

Caracterizada por sentimentos de estresse, cansaço e angústia, essa síndrome não é uma categoria clínica formal, mas descreve uma série de emoções que algumas pessoas experimentam no fim do ano, segundo especialistas em saúde mental.

 

O que caracteriza a Síndrome do Ano Novo?

A síndrome é popularmente associada ao aumento da ansiedade, estresse e angústia emocional durante o final do ano. Muitos relatos giram em torno da sensação de não ter cumprido as expectativas e do cansaço acumulado.

“Parece que não fiz nada o ano todo” e “Estou exausta, mas ainda preciso dar conta de tudo” são frases comuns.

 

Esses sentimentos de inadequação, a pressão para alcançar metas não cumpridas e a exaustão física e mental são alguns dos sinais mais típicos da síndrome.

 

Outros sintomas da Síndrome do Ano Novo, incluem:

  • Angústia;
  • Sensação de vazio;
  • Tristeza;
  • Insônia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor no corpo;
  • Isolamento social.

 

Causas dessa síndrome

A Síndrome do Ano Novo pode ser entendida como uma reação a uma combinação de fatores psicológicos, sociais e culturais. Algumas causas incluem:

  • Autocobrança: a pressão para cumprir promessas de Ano Novo, como emagrecer, viajar ou melhorar o desempenho profissional, por exemplo, cria uma cobrança de perfeição muitas vezes irrealista. Além disso, as festas de fim de ano, com suas expectativas idealizadas e a pressão social para estar “feliz”, podem acentuar ainda mais os sentimentos de inadequação.
  • Medo do futuro: outro fator relevante é o confronto com o tempo, que o final do ano nos provoca. Dúvidas sobre o futuro podem gerar crises existenciais e aumentar o estresse emocional, já que as emoções ficam mais à flor da pele.
  • Muito tempo nas redes sociais: o estilo de vida moderno também contribui para o agravamento da síndrome. A alta produtividade, o excesso de conectividade e a cultura de comparação nas redes sociais criam a ilusão de que os outros estão mais realizados.
  • Sobrecarga e muitas tarefas para cumprir: a sobrecarga de compromissos no final do ano, tanto pessoais quanto profissionais, é um fator que contribui para o estresse e a exaustão. Dezembro é mês de confraternizações, compras de presentes de Natal, trabalho e preparação para as festas. Em meio a tudo isso, os níveis de ansiedade aumentam.

 

Como aliviar os sintomas?

Para lidar com os sintomas da síndrome e passar o fim de ano de maneira mais tranquila, é essencial adotar algumas estratégias para reduzir o estresse e a ansiedade.

O primeiro passo é ser gentil consigo mesmo, aceitar que a perfeição não existe e reconhecer o que foi conquistado ao longo do ano. Além disso, não se sinta culpado caso não esteja no clima de festa.

A busca por apoio emocional, seja com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental, pode ser fundamental. Falar sobre os sentimentos com alguém de confiança pode aliviar a carga emocional.

 

Dicas práticas para reduzir o estresse e a ansiedade

Algumas atividades podem ajudar a amenizar os sintomas dessa síndrome:

  • Praticar meditação;
  • Planejar metas para o próximo ano, mas com foco em objetivos realistas e alcançáveis;
  • Participar de encontros com pessoas que ofereçam apoio emocional;
  • Exercitar-se regularmente;
  • Reduzir a presença nas redes sociais;
  • Cuidar de si mesmo e fazer algo que te deixe feliz.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS