PROTEÇÃO DA TERRA: Camada de ozônio pode se recuperar totalmente até 2066

O buraco de ozônio foi classificado como o sétimo menor desde que os esforços de recuperação começaram em 1992

PROTEÇÃO DA TERRA: Camada de ozônio pode se recuperar totalmente até 2066

Foto: Shutterstock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na virada do século XXI, grande parte da conversa ambiental era sobre o buraco na camada de ozônio. Houve um pânico compreensível depois que foi descoberto na década de 1980 que certos produtos químicos feitos pelo homem estavam causando o esgotamento da camada protetora da Terra. Nos últimos anos, no entanto, a conversa é muito mais sobre mudanças climáticas e mal ouvimos falar sobre a camada de ozônio. O que nos deixa pensando: o que aconteceu com o buraco na camada de ozônio? 
 
Em 2024, o buraco de ozônio sobre o polo sul da Terra se tornou menor do que em muitos anos anteriores, de acordo com cientistas da NASA e da NOAA. Eles estimam que a camada de ozônio pode ser totalmente recuperada até 2066. Entre 7 de setembro e 13 de outubro, o pico da temporada de depleção de ozônio, o buraco de ozônio foi classificado como o sétimo menor desde que os esforços de recuperação começaram em 1992. Aquele ano marcou a implementação do Protocolo de Montreal, um acordo global histórico que visa eliminar gradualmente as substâncias que destroem a camada de ozônio. 
 
A estratosfera 
 
No alto da superfície da Terra, entre 9,6 e 48,2 km acima para ser exato, está uma camada da atmosfera conhecida como estratosfera. 
 
A camada de ozônio 
 
A estratosfera é o lar de grande parte do ozônio da Terra, um gás incolor ou azul pálido que desempenha um papel importante em tornar nosso planeta habitável. 
 
Protetor solar natural 
 
A camada de ozônio age como um escudo protetor contra os raios ultravioletas do Sol; sem ela, não haveria vida na Terra. 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS