Veja como adotar medidas simples para reduzir a geração de resíduos e celebrar de forma consciente
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
As celebrações natalinas são um dos momentos mais esperados, simbolizando a reunião com a família e amigos, marcada por boa comida, bebidas, decoração festiva e a tradicional troca de presentes. Após as festas, não são apenas os corpos que estão exaustos e sobrecarregados. O meio ambiente também sente o impacto. Neste período do ano provoca um crescimento considerável na geração de resíduos domésticos, incluindo plásticos, papéis, vidros e detritos orgânicos.
No Brasil, a geração de lixo doméstico cresce aproximadamente 20% em dezembro, de acordo com um estudo realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em 2021. Levantamentos de 2022 da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil apontam que os depósitos de lixo podem receber até 25% a mais de resíduos durante esse período. Seguindo essa margem percentual significa que em Porto Velho e distritos, onde é estimada a geração de aproximadamente 11 mil toneladas de resíduos por mês, nesse mês festivo pode chegar a quase 14 mil toneladas.
Para diminuir esse impacto, algumas práticas simples e úteis podem ajudar na destinação correta dos resíduos e evitar desperdícios nas celebrações de Natal e Ano Novo. Observem essas quatro dicas que podem diminuir os descartes no meio ambiente e ainda diminuir as suas despesas.
1. Prefira itens reutilizáveis
Escolha utensílios que podem ser lavados e reutilizados, como vidro, cerâmica ou inox. Caso não seja possível, opte por produtos biodegradáveis e evite descartáveis, como pratos, copos e talheres de plástico.
2. Evite desperdício de alimentos
Planeje a quantidade de comida e bebida para evitar excessos, compre apenas o necessário e reaproveite as sobras.
3. Reduza o consumo de energia com a iluminação e decoração
Substitua as luzes tradicionais por modelos LED, que consomem menos energia e têm maior durabilidade, além de programar um horário para acender e apagar as luzes, evitando o consumo desnecessário.
4. Faça compostagem
Aproveite os restos de alimentos orgânicos para compostagem, criando um adubo natural para as plantas de casa.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!