MOLHADOS: Janeiro deve ter chuvas e altas temperaturas em Rondônia

Fenômeno El Niño deve contribuir para temperaturas mais altas que o comum em mês que deveria ser mais chuvoso

MOLHADOS: Janeiro deve ter chuvas e altas temperaturas em Rondônia

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ano de 2023 ficou caracterizado pelo aumento significativo das temperaturas e pela seca dos rios em toda a região Norte. Em Rondônia, o rio Madeira atingiu seu menor nível registrado, levando à interrupção das operações na usina hidrelétrica de Santo Antônio por algumas semanas.

 

A seca impactou negativamente o abastecimento, a agricultura, o transporte fluvial e a vida daqueles dependentes dos rios. As projeções para o início de 2024 indicam cenário semelhante.

 

Em janeiro, os meteorologistas preveem que o El Niño, caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, atingirá seu ápice. Espera-se, consequentemente, um período de intenso calor e chuvas, resultando em um verão mais quente em comparação ao ano anterior.

 

Os estados de Rondônia, Acre e Amazonas devem enfrentar altas temperaturas, superando a média para o período, com a possibilidade de novas ondas de calor, definidas por temperaturas elevadas por mais de três dias consecutivos. A seca também persistirá, com menos chuvas do que o habitual para o mês.

 

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), na primeira semana de janeiro, Cacoal pode atingir 32°C, Porto Velho e Ji-Paraná 33°C, e Ariquemes 34°C, com a umidade relativa do ar variando entre 60% e 90%.

 

O nível do Rio Madeira, o principal do estado, encerrou 2023 em queda, aproximando-se do menor registrado para o período em Porto Velho. Nos primeiros dias de janeiro, houve uma leve elevação, oscilando entre 7,90 m e 7,75 m.

 

O Serviço Geológico do Brasil (SGB) prevê que nas próximas duas semanas o nível do rio suba devido às chuvas esperadas, embora deva permanecer abaixo da cota de atenção para cheias.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS