EM FALTA: Fhemeron está com baixa no estoque de sangue e busca por doadores

Campanhas itinerantes estão previstas em todo o Estado, Guajará-Mirim inicia a programação no próximo dia 31 de março

EM FALTA: Fhemeron está com baixa no estoque de sangue e busca por doadores

Foto: Divulgação

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), tem enfrentado problema crônico para a instituição, trata-se da falta de doadores de sangue. O endereço do órgão em Porto Velho é rua Benedito de Souza Brito, bairro Industrial, zona Norte de Porto Velho, ao lado do Hospital de Base.

 

Segunda a assistente social do órgão, Maria Luiza Pereira, essa situação é uma constante e se agrava em períodos de festividades ou de feriados prolongados. O motivo é que muitas pessoas deixam de comparecer para doar para não perderem essas celebrações. Ou seja, entre doar sangue e o lazer, a última opção é a escolhida pela maioria.

 

Maria Luiza Pereira, Assistente Social da Fundação

 

“A falta de sangue pode ter sérias consequências para a saúde pública, especialmente para pacientes que necessitam de transfusões ou de outros procedimentos que dependem de sangue”, observou.

 

De acordo com a Fhemeron, com Maria Luiza, a pandemia da covid-19 também contribuiu para a diminuição no número de doações. A situação é preocupante, disse, já que a fundação é responsável por fornecer sangue e seus derivados para todos os hospitais e clínicas de Rondônia.

 

Coleta

 

Visando diminuir essa falta de sangue de todos os tipos, a instituição está realizando uma campanha itinerante de conscientização e incentivo à doação, tanto em Porto Velho quanto em outras cidades do estado.

 

“A primeira cidade será Guajará-Mirim, onde a coleta será realizada na sede da Escola Estadual de Ensino Fundamental Capitão Godoy, localizada à Avenida Cândido Rondon, n° 1379, Bairro Serraria. Começa na sexta-feira (31), das 8h às 18h e no sábado (1°), das 8h às 17h”, enfatizou a Maria Luiza.

 

Ela alerta que é fundamental que as pessoas se conscientizem sobre a importância da doação de sangue e se tornem doadoras regulares.

 

 

 

“Doar sangue é seguro, rápido e simples, e pode fazer uma grande diferença na vida de pessoas que necessitam de transfusões ou de outros procedimentos médicos que dependem do suprimento de sangue”. finalizou.

Direito ao esquecimento
Nos últimos 25 anos, qual prefeito de Porto Velho teve a melhor gestão?
Como você classifica a gestão de Alex Testoni em Ouro Preto do Oeste?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS