MP recomenda cessar corte de árvores sem recomendação

Para o MP, o método é desprovido de critérios técnicos e insuficiente para mensurar impacto ambiental.

MP recomenda cessar corte de árvores sem recomendação

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Pimenta Bueno, expediu notificação recomendatória ao Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Turismo daquele Município para que adote providências administrativas e até judiciais, se necessário, para fazer cessar o corte raso de árvores, atualmente realizado a partir de simples vistoria. Para o MP, o método é desprovido de critérios técnicos e insuficiente para mensurar impacto ambiental.

Emitida pela Promotora de Justiça Sabrina Andrade Galdino, a recomendação também instrui que seja realizada, no prazo de 60 dias, fiscalização junto aos locais onde foi efetuado o corte raso de árvore, a fim de constatar se o replantio foi realizado pelos autores dos pedidos administrativos direcionados à Secretaria de Meio Ambiente. Em caso negativo, o órgão deverá expedir as devidas notificações para o cumprimento da obrigação.

Outra orientação é a de que sejam adotadas medidas administrativas e judiciais, se necessárias, objetivando o cumprimento integral da sentença condenatória exarada na Ação Popular 0004280-81.2012.822.0009/TJRO. A decisão condiciona o corte raso de árvores à realização de estudo e relatório de impacto ambiental prévio. Na recomendação, o MP informa que tais estudos deverão ser dotados de registro fotográfico e dados técnicos que comprovem a necessidade do corte raso de árvores e, alerta para a realização de fiscalização do plantio de novas árvores em substituição àquelas cortadas.

A notificação recomendatória nº 004/2015 é um desdobramento de investigações do Ministério Público que dão conta de que árvores vêm sendo erradicadas em Pimenta Bueno sem a realização de estudo e relatório de impacto ambiental detalhado. As ações   são executadas apenas com base em vistoria desprovidas de parâmetros técnicos.

O Ministério Público também constatou a omissão da Secretaria em fiscalizar o replantio de árvores cortadas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS