Os produtores foram informados pela titular da Semagri, que a prefeitura investirá R$ 100 mil de recursos próprios do Município na aquisição de equipamentos destinados à produção das polpas, atendendo às normas de higiene e segurança alimentar.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Representantes de sete associações e de uma cooperativa de produtores de polpas de frutas em Ji-Paraná participaram de uma reunião ontem (11) na Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (Semagri), quando foram definidos os passos necessários para a regularização dos produtos junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Os produtores foram informados pela titular da Semagri, que a prefeitura investirá R$ 100 mil de recursos próprios do Município na aquisição de equipamentos destinados à produção das polpas, atendendo às normas de higiene e segurança alimentar.
Cada uma das sete associações e a Cooperativa de Produtores de Leite e Agrícola (Coopleagri) será beneficiada com um kit de processamento e embalagem das polpas, composto por um liquidificador industrial, um freezer, uma balança e um dosador com selador. A titular da Semagri informou também, que além destes itens que serão adquiridos com o recurso municipal, cada unidade produtora ganhará uma despolpadeira, que neste caso será fruto de emenda do deputado federal Padre Ton (PT). Todos estes equipamentos já estão licitados e serão entregues tão logo as associações concluam as construções das unidades produtoras (pequenas agroindústrias).
Também participou da reunião, a representante do MAPA, Dra. Maria G., da unidade de vigilância agropecuária do ministério em Porto Velho. Ela repassou aos interessados, orientações técnicas sobre a construção das agroindústrias de polpas de frutas, bem como esclareceu sobre os aspectos legais e sobre a documentação necessária para o registro. “A planta do prédio é muito simples, mas tem de ser seguida à risca e os equipamentos e utensílios também devem atender ao padrão do ministério para que o projeto seja aprovado”, alertou. Uma das exigências é que os equipamentos e vasilhames da produção sejam todos em aço inox.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!