A Assembleia Legislativa prestou homenagem às mães nesta quinta-feira (10), em sessão solene, marcada pela emoção e, também, com momentos de muita descontração. O autor da propositura, deputado Luizinho Goebel (PV), além de sua mãe, também recebeu e homenageou sete irmãos – apenas dois não puderam estar presentes, mulher e outros familiares. Luizinho Goebel recordou o início difícil da família em Rondônia, destacando o papel fundamental da matriarca, dona Iris Goebel, na formação moral e intelectual da família.
Entre as mães homenageados estão as duas funcionárias da Assembléia: Anita Coelho Lucena e Raimunda Costa Melo com maior número de filhos. Cada uma tem sete. Mães de deputados, esposas e várias outras mães receberam flores. Ao final da solenidade, foi realizado um sorteio de prêmios e oferecido um coquetel no salão nobre.
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho (PSD) felicitou Luizinho pela iniciativa. Exaltou a união da família do parlamentar reunida naquele momento na Assembleia e fez elogios a matriarca da família de Luizinho, dona Iris Goebel. O deputado aproveitou para fazer uma análise, comparando o sofrimento de muitas mães à falta de oportunidades dos filhos em vários setores das atividades profissionais, educacionais, assistenciais etc.
Hermínio destacou que “a ausência do poder público é motivo de agonia em muitos lares para muitas mães. A política existe para acabar com essas desigualdades sociais, dando emprego, saúde e tratamento igual a todos os brasileiros, mas na prática isso não vem ocorrendo como deveria.” Ele acrescentou que sempre usa o mandato para “combater essas injustiças sociais, fazendo mais lares, filhos e mães felizes.”
A mulher do presidente Hermínio Coelho, Fátima Ailia de Carvalho Coelho, discursou parabenizando as servidoras públicas que conciliam e com sucesso o trabalho profissional com a árdua missão de ser mãe. A deputada Ana da 8 (PCdoB) falou que Deus lhe deu a oportunidade de ser mãe, vivenciando, segundo ela, uma experiência de amor incondicional.
O deputado Jean de Oliveira (PSDB) frisou que o amor de uma mãe é o melhor remédio contra todo tipo de dor. Ele comentou ainda que, quando sai às ruas em companhia da mãe, todos acham que ela é namorada dele. “Mas a maior beleza da minha mãe é o amor”
O deputado Zequinha Araújo (PMDB) narrou fatos ocorridos em Porto Velho que exprimem bem o que ser mãe. Entre esses acontecimentos, ele citou o caso de uma mãe do bairro Jardim Santana que morreu baleada ao se colocar como escudo do filho que seria assassinado a tiros.
Para Adelino Follador (DEM), a mãe é o maior patrimônio da família. A vereadora Elis Regina, representando a Câmara Municipal de Porto Velho, destacou a força das mães mais carentes que sustentam a família com um salário mínimo e outras que tiram da própria boca para dar de comer aos filhos.
Maurão de Carvalho (PP) comentou que é um privilegiado por ter duas grandes mães ao seu lado, se referindo também à sua mulher, Elisângela Aparecida Gonçalves, uma das homenageadas durante a sessão. Valdivino Tucura (PRP) disse que só chegou à condição de deputado estadual por causa da família e em especial por causa de sua mãe. “Sou filho de dona-de-casa e de lavrador, mas me orgulho muito deles por que ensinaram tudo o que eu preciso.”
A promotora de Justiça Andréia Teixeira Vicentini Rocha, representando a Procuradoria Geral de Justiça do Estado (Ministério Púbblico), lembrou, entre outras, das mães ainda meninas; das mães solitárias sem uma pessoa amiga e até das mães já falecidas e que deixaram muitos ensinamentos.
O presidente do Sindler, Raimundo Façanha, ao parabenizar as funcionárias públicas do Legislativo pela data afirmou que o amor de mãe é o que mais se aproxima ao amor de Deus. A secretária adjunta da Educação, Sueli Aragão, disse que amor de mãe não tem limite e nem idade, lembrando que sua mãe, de 80 anos, até hoje lhe dá conselhos importantes e eficazes no dia a dia.