Unidade Referencial leva conhecimento e tecnologia a assentamento

O Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em Porto Velho, ganhou uma Unidade Referencial Comunitária da Agricultura Familiar. Trata-se de um projeto desenvolvido por extensionistas da Assistência Técnica e extensão Rural do estado de Rondônia (

Unidade Referencial leva conhecimento e tecnologia a assentamento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Jequitibá, em Porto Velho, ganhou uma Unidade Referencial Comunitária da Agricultura Familiar. Trata-se de um projeto desenvolvido por extensionistas da Assistência Técnica e extensão Rural do estado de Rondônia (Emater) em consonância com a comunidade local. A busca pela parceria para implantação do Projeto viabilizou recursos na ordem de 163 mil reais e vai levar conhecimento e tecnologia aos assentados.
Transformar a realidade das famílias que habitam em projetos de assentamento, tornando-as unidades de produção reestruturadas e segurança alimentar garantida é uma das propostas para a criação da unidade referencial comunitária da agricultura familiar no PAF Jequitibá. Lançada oficialmente ao final de fevereiro deste ano, o Projeto prevê ainda, disseminar conhecimentos e tecnologias sustentáveis para a agropecuária, através de capacitações, formação social, assistência técnica e fortalecimento das organizações sociais, produtivas e comerciais.
Para propor a implantação do Projeto de Unidade Referencial Comunitária da Agricultura Familiar, extensionistas Emater, inserido no Programa de Assessoria Técnica, Social e Ambiental à Reforma Agrária (Ates), contratado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), trabalharam durante todo o ano de 2010, levantando junto à comunidade, suas necessidades e seus anseios. “O Projeto foi desenvolvido buscando atender à demanda da comunidade local”, diz o técnico em agropecuária, Marcos Rodrigues Gomes da Silva.
A assistente social e extensionista da Emater, Shalimar Alcântara, conta que para implantar o projeto na comunidade foi preciso buscar parcerias. O orçamento geral do Projeto deverá investir recursos financeiros na ordem de R$ 163.927,40, em ações de mobilização da comunidade, plano de comunicação, capacitação e implantação da unidade referencial. São parceiros deste Projeto, além de Emater e Incra, a Fundação Banco do Brasil, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro) a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Associação Rondoniense de Manejo Florestal.
A área em que se propõe a instalação da unidade se constitui em dez hectares, localizado no Pólo Produtivo e Agrovila Boa Esperança, e deverá atender as 70 famílias ali assentadas. “Desde o início do ano a equipe de ates já vem desenvolvendo um trabalho de mobilização e sensibilização com esses agricultores familiares, através de reuniões, palestras, oficinas entre outras metodologias”, diz a extensionista.
Marcos explica que agora, passada essa fase, será dado início à capacitação dos agricultores, fator muito importante para que a atividade venha obter o sucesso desejado. Estão programadas para o mês de abril, diversas capacitações voltadas para a agroecologia. Neste primeiro módulo serão oferecidas capacitações em associativismo, administração rural, manejo e conservação do solo, agroecologia, economia solidária e produtos florestais não madeireiros. “As capacitações serão realizadas no Campus do Ifro, em Ji-Paraná, onde os agricultores terão a oportunidade de dialogar com os professores e vivenciar as práticas tecnológicas”, diz.
Também em abril deverá começar a demarcação das áreas a serem trabalhadas na unidade, para dar segmento à preparação da terra, implantação de sistemas de irrigação e implantação das culturas, no decorre dês ano.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS