Notícias da Região Norte - Acre, Amazonas e Roraima
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
ACRE
Candidato a vereador é assassinado
Tentativa de assalto ou crime político? A polícia da capital ainda tem dúvidas das causas do assassinato do comerciante e candidato a vereador pelo Partido Social Liberal (PSL) Luiz Pereira, o Moacir dos Paulistas (53).
O candidato, apontado como dos prováveis eleitos à Câmara de Porto Acre, foi executado com um tiro de pistola na testa. O fato ocorreu à noite de sábado quando houve um suposto assalto à sua residência, no Ramal dos Paulistas, onde funcionava uma mercearia e uma casa de carne.
Numa operação conjunta entre a Companhia de Operações Especiais e a Polícia Civil da Vila do V, policiais conseguiram prender um menor de 17 anos. O mesmo adolescente tinha sido preso dias antes por assalto e por trocar tiros com a polícia.
TENTATIVA E MORTE
Segundo informações, Luiz Pereira passou sábado visitando eleitores nos ramais da Vila do V, seu reduto, onde, segundo pesquisa, seria eleito como um dos mais votados para a Câmara de Porto Acre. No início da noite, ele retornou para sua casa, Ramal dos Paulistas, km 16.
Segundo sua esposa, por volta das 20 horas, alguém bateu à porta da frente, chamando por seu nome. Como era muito popular e atendia todos que o procurava, Luiz Pereira abriu a porta e acabou sendo surpreendido por três homens armados.
A esposa da vítima disse que os assaltantes exigiam dinheiro, mas, como o comerciante disse que não tinha, passou a ser espancado. Em dado momento, ocorreu um disparo, e os supostos assaltantes fugiram sem nada levar. Quando as primeiras pessoas chegaram ao local, o candidato estava sem vida. O tiro atingiu a testa.
No IML, legistas de plantão constataram que a arma usada foi uma pistola 9 mm, de uso exclusivo das forças armadas, e que o disparo foi à queima-roupa. Luiz Pereira, conhecido por Moacir dos Paulistas, foi sepultado no domingo.
A polícia agiu rápido. Em poucas horas, conseguiu prender um menor de 17 anos, que seria o idealizador do assalto. Outros já foram identificados e estão sendo caçados. A polícia descartou crime político.
AMAZONAS
Eleitor terá transporte gratuito no dia eleições em Manaus
Eleitores de Manaus terão transporte gratuito no dia das eleições, no próximo domingo (05). A Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) informou que hoje (30) será publicado no Diário oficial do Município (DOM) o decreto do prefeito Serafim Corrêa (PSB) confirmando a gratuidade. A informação é do Diário do Amazonas.
De acordo com o decreto, o custo da gratuidade no transporte coletivo será abatido em eventuais dívidas que as empresas de ônibus tiverem com o município.
Previsão de usuários
A previsão é de que mais de 1 milhão de pessoas utilizem os ônibus no próximo domingo, de acordo com o diretor-presidente do Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU), Waldir Frazão. Segundo ele, a gratuidade no dia das eleições municipais custará cerca de R$ 1,65 milhão para os cofres públicos.
A prefeitura encaminhou ontem (29) um comunicado ao Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informando sobre a gratuidade.
RORAIMA
Pai que atirou em bebê se apresenta
O desempregado Wanderson da Silva Santos, 19 anos, que atirou contra o próprio filho de dez meses de nascido, domingo de madrugada, dentro de casa no bairro Alvorada, se apresentou espontaneamente na Delegacia-Geral de Homicídios ontem pela manhã. Ele estava acompanhado de um advogado. Interrogado pelo delegado titular da especializada, Jorge Wilton, alegou que o tiro foi acidental, mesma versão apresentada por sua mulher, Marília Cavalcante, mãe da criança.
Wanderson falou pouco em seu interrogatório, porém admitiu que no domingo havia consumido bebida alcoólica e, ao chegar em casa de madrugada, pegou o revólver que estava em cima do guarda-roupas para tirar as balas e acabou apertando o gatilho da arma acidentalmente, ocasião em que atingiu seu filho que estava deitado na cama. “Ele disse que o tiro ocorreu quando já levava a arma para colocar de volta no guarda-roupa”, destacou o delegado ao frisar que a versão apresentada pelo pai não o convenceu.
A investigação vai continuar no sentido de esclarecer por completo o caso e tirar todas as dúvidas existentes. Ainda conforme o delegado, Wanderson também negou que tivesse discutido com a esposa, como foi especulado ainda no domingo. O pai revelou ao delegado que o revólver pertence a um amigo – idenfiticado como João - que viajou para o garimpo.
O delegado destacou que, por ter se apresentado à polícia, Wanderson não poderia ser preso e ainda ontem, após interrogatório, foi liberado para responder ao procedimento policial em liberdade. “Nesse primeiro momento ainda não foi definida a tipificação do crime, se homicídio doloso ou culposo. Diante da versão apresentada pelo pai e a esposa, ele poderá ser indiciado por homicídio culposo, sem intenção de matar. No entanto, também poderá ser indiciado por homicídio doloso, tendo em vista que ele assumiu o risco ao pegar a arma para manusear”, explicou o delegado.
CASO – O bebê Miguel Cavalcante Santos foi atingido com um tiro na cabeça. A doméstica Marília Cavalcante, 26, mãe da criança, foi quem registrou a ocorrência no plantão do 4º Distrito e afirmou que o pai Wanderson estava brincando com um revólver calibre 38 quando ocorreu o disparo.
Também disse que na noite do crime o marido estava ingerindo bebida alcoólica com um amigo e chegou em casa por volta da meia-noite. Segundo ela, o marido pegou a arma e começou a “brincar” colocando e tirando os projéteis, abrindo e fechando o tambor, até que houve o disparo e atingiu o filho deles que estava dormindo na cama do casal.
A mulher pegou a criança no colo e saiu correndo pela rua pedindo socorro, até que chegou à Casa do Albergado, onde solicitou ajuda. Pouco tempo depois, uma viatura da Polícia Militar chegou ao local e a levou em direção do Pronto Socorro, mas no caminho a equipe de Resgate do Corpo de Bombeiros encontrou com eles e constatou que a criança já estava morta.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!