O conselheiro Benedito Antônio Alves, do Tribunal de Contas do Estado, ministrou palestra, nesta terça-feira, 30, na aula inaugural do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos II (CAS-II), no auditório do Tribunal de Justiça, no bairro Pedrinhas. Os alunos são 53 segundos-sargentos, que, futuramente, poderão ascender aos postos de primeiro-sargento. O curso recebe alunos da capital e municípios como Costa Marques, Guajará Mirim e Vilhena. A formação tem duração de três meses e era aguardada por policiais que foram incorporados em 1988.
Diferenciada
Durante a cerimônia de abertura do curso, o comandante geral da PM, coronel Fernando Luiz Brum Prettz, disse que o policial militar faz parte de uma categoria diferenciada, que quer fazer o melhor e ser respeitada pelos governos e sociedade. Ele destacou que o curso trará novas experiências e novos horizontes aos alunos.
Em breve pronunciamento, o coronel PM Adilson Bandeira, que é secretário-adjunto da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, disse aos alunos que o curso vai proporcionar novos conhecimentos profissionais e experiências que vão nortear a vida profissional e em família.
Alunos
Coube ao tenente-coronel PM Clairton Pereira, diretor da Diretoria de Ensino da Policia Militar, saudar os alunos do curso, oportunidade em que explicou que serão ministradas informações em diversas áreas, como relações humanas, administrativas e operacionais. Ele explicou ainda que será a oportunidade de rever amigos, aperfeiçoar conhecimentos, revisar conteúdos e atualizar conhecimentos.
“Faremos o melhor possível para aperfeiçoá-los. Os instrutores foram escolhidos em razão de suas especialidades e competências”, acrescentou o diretor de Ensino da PM. Ao finalizar, o tenente-coronel Clairton Pereira fez agradecimentos ao comando geral da PM, pelas gestões para a realização dos cursos; à Sesdec, pelo empenho na liberação das bolsas e ao governo do estado, pela atenção que tem dedicado à formação dos policiais.
A formação é uma das metas do comando da Polícia Militar, pois ao mesmo tempo em que prepara a tropa para as atividades rotineiras, permite a ascensão profissional, o que representa, também, melhoria salarial. Segundo o comandante geral da PM, coronel Prettz, o governo do Estado é sensível a estas necessidades e tem atendido as demandas apresentadas.