AGU: Ministro-chefe comenta sobre fim de checagem de fatos da Meta

"Não ficaremos de braços cruzados", disse o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias

AGU: Ministro-chefe comenta sobre fim de checagem de fatos da Meta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ministro-chefe da Advocacia-Geral da União , Jorge Messias, disse que o Brasil "não é terra sem lei" e que "não ficaremos de braços cruzados" em relação às mudanças anunciadas pelo CEO da Meta , Mark Zuckerberg, que incluem o fim da checagem de fatos na plataforma e, consequentemente, podem impulsionar a disseminação de desinformação.
 
"Aqui não é terra sem lei, obviamente. Nosso ordenamento jurídico já oferece anticorpos para combatermos desordem informacional. Portanto, não vamos ficar de braços cruzados", disse ao g1.
 
A decisão da Meta, que controla o Instagram, o Facebook e o WhatsApp, afetará apenas os Estados Unidos de início. Entretanto, o anúncio de Mark Zuckerberg tem preocupado outros governos, sobretudo na América Latina, para as quais o empresário fez ameaças veladas à soberania. 
 
O ministro da AGU também ressaltou que a decisão da empresa estadunidense "enfatiza a necessidade de uma conclusão no julgamento sobre a responsabilidade das redes sociais pelo Supremo Tribunal Federal", que envolve a análise do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
 
O julgamento do caso está sob relatoria do ministro Dias Toffoli, que já votou pela obrigação das plataformas de excluir postagens contrárias à lei, mesmo sem uma ordem judicial. Porém, o ministro Luís Roberto Barroso pediu vista do processo, que deverá ser retomado após o recesso do Judiciário.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS