VELHARIA: Azul compra jatos novos e manda turboélices dos anos 90 para Rondônia

*Mesmo com perdão de dívida pelo Governo, os voos continuam caros e os aviões velhos

VELHARIA: Azul compra jatos novos e manda turboélices dos anos 90 para Rondônia

Foto: Reprodução

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Acostumado a pagar tarifas a preços acachapantes, o usuário do modal de transporte aéreo em Rondônia vem sofrendo com mais um grave problema, a disponibilização de aviões ultrapassados pela empresa Azul, enquanto outros entes da federação estão sendo beneficiados com a ampliação de voos e renovação da frota da empresa. 
 
Utilizando o dinheiro que ficou em caixa após um perdão de dívidas superior a R$ 5 bilhões dado às empresas aéreas pelo Governo Federal, a empresa Azul comprou 24 aviões novos, porém nenhum deles desceu seu trem de pouso na pista do recém-reformado aeroporto internacional de Porto Velho. 
 
Para os rondonienses, a empresa Azul Linhas Aéreas oferece aviões turboélices que começaram a operar em 1997, apelidado de "Sucatão", essas aeronaves são consideradas de médio porte e possuem seis pás de hélices.
 
Vale destacar que, em comparação aos jatos e boeings da empresa Azul, um turboélice ATR-72 é muito inferior, motivo pelo qual se tornou comum o atraso de voos, o que indica a despreocupação da empresa com o bem-estar dos clientes que embarcam e desembarcam no estado de Rondônia.
 
O fato mais inquietante sobre esses aviões oferecidos pela empresa Azul é que o preço não reduz, mesmo com a qualidade do voo inferior ao restante do país. Mesmo dos anos 90, o ATR-75 é considerado um avião seguro pelos especialistas da aviação.
 

Outro lado

A companhia, por meio de sua assessoria de comunicação, enviou uma nota para esclarecer sobre a frota utilizada nessa rota.
 
Confira abaixo a nota da Azul na íntegra. A notícia original, disponível no veja mais, também foi atualizada.
 
A Azul esclarece que, ao contrário do que é mencionado na matéria, a companhia possui a frota mais moderna e jovem do país, com média de 7,1 anos. Os ATR 72-600 são aeronaves modernas e de fabricação recente, sendo cerca de 1700 aeronaves que são usadas por 200 companhias aéreas em mais de 100 países ao redor do mundo, principalmente para rotas regionais e mais curtas.    
 
Ressaltamos, ainda, que os voos entre Porto Velho e Belo Horizonte são realizados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para 174 Clientes. Adicionalmente, em dezembro de 2024, como forma de ampliar a malha aérea no estado e beneficiar a população, a Azul anunciou a rota Porto Velho-Manaus-Cuiabá, aos sábados, que é operada por aeronaves ATR, por se tratar de uma rota mais curta, ampliando o número de destinos atendidos.    
 
Atualmente, a Azul atende 5 destinos a partir de Porto Velho, sendo eles: Belo Horizonte (MG), Rio Branco (AC), Ji-Paraná (PA), Manaus (AM) e Cuiabá (MT). Além disso, durante a alta temporada, a capital Rondoniense está com voos diretos para Recife (PE), sendo a empresa que mais investe no estado.  
 
A companhia reforça seu compromisso de ampliar a malha aérea brasileira e, para isso, conta com uma frota diversificada e moderna para atender a todos os tipos de mercado, fato que a torna a maior companhia aérea no país em número de voos e destinos atendidos. A empresa lamenta não ter sido procurada pela redação e repudia notícias que espalhem fatos inverídicos sem a devida checagem.    
 
Por fim, a Azul explica que os preços praticados variam de acordo com alguns fatores importantes, como trecho, sazonalidade, compra antecipada, disponibilidade de assentos, entre outros. Fatores externos, como a alta do dólar, o preço do combustível e conflitos internacionais são elementos que também influenciam nos valores das passagens.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via pefil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS