NOVA GESTÃO: Léo Moraes adotará semáforo piscante em cruzamentos com radares, garantindo o fim de multas por avançar sinal vermelho de madrugada

O sistema impede de motoristas sejam multados por avançar sinal vermelho nas madrugadas

NOVA GESTÃO:  Léo Moraes adotará semáforo piscante em cruzamentos com radares, garantindo o fim de multas por avançar sinal vermelho de madrugada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes, apresentou uma solução que busca proteger tanto a segurança quanto o bolso da população que dirige durante a madrugada. A medida visa reduzir os impactos dos mais de 10 radares instalados pela atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran). Esses equipamentos foram projetados para multar infrações como excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de sinal vermelho.
 
 
Apesar de estarem prontos há meses, os radares ainda não foram ativados - no entanto, em breve estarão operando 24 horas por dia, incluindo durante a madrugada. Desde a implementação, a maior discussão da população em torno dos radares está nas multas por avançar o sinal vermelho nesse período - o que obrigaria os motoristas a pararem em ruas desertas, expondo-os a riscos como assaltos. Essa situação cria um dilema entre cumprir as normas de trânsito e preservar a própria segurança.
 
 
Para resolver essa questão, Léo Moraes anunciou em suas redes sociais que adotará, em sua gestão, uma medida já implementada em diversas cidades do Brasil: o funcionamento dos semáforos no modo intermitente, com a luz amarela piscando, durante a madrugada nos cruzamentos com radares. “Parar em um semáforo nesse horário pode expor motoristas a situações de risco, especialmente assaltos. Com o sinal amarelo piscando, o motorista poderá avançar com atenção redobrada e, dessa forma, não haverá multas por avançar o sinal vermelho em momentos em que estão protegendo suas vidas. Contudo, as demais regras de trânsito devem continuar sendo respeitadas”, explicou o prefeito eleito.
 
 
A proposta de Léo Moraes foi amplamente elogiada nas redes sociais, especialmente por motoristas de aplicativos e entregadores de delivery, que frequentemente trafegam durante a madrugada. “Finalmente uma solução contra os radares - é um pedido nosso antigo. Decidir entre levar uma multa ou ter a moto roubada é algo inadmissível. Parabéns pela sensibilidade, Léo”, comentou um internauta.
 
 
De acordo com a Semtran, os cruzamentos que receberam os radares foram escolhidos com base nos altos índices de infrações e acidentes registrados. São eles:
 
Avenida Prefeito Chiquilito Erse - Avenida dos Imigrantes
Rua Rafael Vaz e Silva - Avenida Sete de Setembro
Avenida Calama - Avenida Prefeito Chiquilito Erse
Avenida Governador Jorge Teixeira - Avenida Amazonas
Avenida Prefeito Chiquilito Erse - Avenida José Vieira Caúla
Avenida Guaporé - Avenida Amazonas
Avenida Lauro Sodré - Avenida dos Imigrantes
Rua Raimundo Cantuária - Rua Buenos Aires
Avenida Abunã - Rua Brasília
Avenida Pinheiro Machado - Avenida Presidente Dutra
Avenida Governador Jorge Teixeira - Avenida Raimundo Cantuária
Avenida Rio de Janeiro - Avenida Prefeito Chiquilito Erse
Avenida Duque de Caxias - Avenida Marechal Deodoro
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?
Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

B1Bet Entrar & Americano Futebol

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS