CEREJEIRAS: Tribunal de Contas recomenda suspensão da terceirização do saneamento

Vereador explica situação

CEREJEIRAS: Tribunal de Contas recomenda suspensão da terceirização do saneamento

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O processo de terceirização do saneamento básico e distribuição de água em Cerejeiras foi suspenso pela prefeita Liset March após parecer do Tribunal de Contas de Rondônia (TCE-RO). O vereador Valdecir Sapata comentou os desdobramentos e o papel da Câmara Municipal na decisão.
 
Segundo Sapata, o Legislativo havia aprovado um decreto legislativo para sustar os atos da prefeita relacionados à terceirização. Apesar disso, após as eleições, Liset assinou o contrato com a empresa vencedora da licitação, desconsiderando o decreto. "A legislação não permite que um gestor passe por cima de um decreto legislativo sem decisão judicial, e isso não ocorreu", afirmou o vereador.
 
O caso também foi alvo de uma denúncia anônima à Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Rondônia (AGERO), que apontava irregularidades no certame. Após análise, o TCE-RO recomendou a anulação do contrato, o que foi acatado pela prefeita, que comunicou oficialmente a suspensão dos atos administrativos.
 
Entretanto, Liset acionou a Justiça para tentar anular o decreto legislativo. O juiz responsável solicitou que a Câmara apresentasse defesa em até 30 dias. Sapata afirmou que a procuradoria do Legislativo está preparando a documentação, reforçando a legalidade do decreto e o compromisso com os interesses públicos.
 
O vereador criticou a falta de transparência do Executivo, mencionando que não houve audiências públicas para debater a terceirização. Além disso, ele destacou que o modelo proposto poderia elevar tarifas em curto prazo, impactando negativamente a população.
 
"Esperamos que o Tribunal de Contas, o Ministério Público e outros órgãos garantam a defesa do interesse público. Nossa intenção não é prejudicar a administração, mas assegurar que o melhor seja feito para a sociedade", declarou Sapata. Ele também defendeu a compensação financeira ao município pelos investimentos já realizados no sistema de saneamento.
 
O caso segue em análise pelos órgãos competentes, enquanto a população aguarda uma solução que priorize o bem-estar coletivo e a transparência nos processos administrativos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS