NOVA GESTÃO: Léo Moraes adotará semáforo piscante em cruzamentos com radares, garantindo o fim de multas por avançar sinal vermelho de madrugada

O sistema impede de motoristas sejam multados por avançar sinal vermelho nas madrugadas

NOVA GESTÃO:  Léo Moraes adotará semáforo piscante em cruzamentos com radares, garantindo o fim de multas por avançar sinal vermelho de madrugada

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O prefeito eleito de Porto Velho, Léo Moraes, apresentou uma solução que busca proteger tanto a segurança quanto o bolso da população que dirige durante a madrugada. A medida visa reduzir os impactos dos mais de 10 radares instalados pela atual gestão, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transporte (Semtran). Esses equipamentos foram projetados para multar infrações como excesso de velocidade, parada sobre a faixa de pedestres e avanço de sinal vermelho.
 
 
Apesar de estarem prontos há meses, os radares ainda não foram ativados - no entanto, em breve estarão operando 24 horas por dia, incluindo durante a madrugada. Desde a implementação, a maior discussão da população em torno dos radares está nas multas por avançar o sinal vermelho nesse período - o que obrigaria os motoristas a pararem em ruas desertas, expondo-os a riscos como assaltos. Essa situação cria um dilema entre cumprir as normas de trânsito e preservar a própria segurança.
 
 
Para resolver essa questão, Léo Moraes anunciou em suas redes sociais que adotará, em sua gestão, uma medida já implementada em diversas cidades do Brasil: o funcionamento dos semáforos no modo intermitente, com a luz amarela piscando, durante a madrugada nos cruzamentos com radares. “Parar em um semáforo nesse horário pode expor motoristas a situações de risco, especialmente assaltos. Com o sinal amarelo piscando, o motorista poderá avançar com atenção redobrada e, dessa forma, não haverá multas por avançar o sinal vermelho em momentos em que estão protegendo suas vidas. Contudo, as demais regras de trânsito devem continuar sendo respeitadas”, explicou o prefeito eleito.
 
 
A proposta de Léo Moraes foi amplamente elogiada nas redes sociais, especialmente por motoristas de aplicativos e entregadores de delivery, que frequentemente trafegam durante a madrugada. “Finalmente uma solução contra os radares - é um pedido nosso antigo. Decidir entre levar uma multa ou ter a moto roubada é algo inadmissível. Parabéns pela sensibilidade, Léo”, comentou um internauta.
 
 
De acordo com a Semtran, os cruzamentos que receberam os radares foram escolhidos com base nos altos índices de infrações e acidentes registrados. São eles:
 
Avenida Prefeito Chiquilito Erse - Avenida dos Imigrantes
Rua Rafael Vaz e Silva - Avenida Sete de Setembro
Avenida Calama - Avenida Prefeito Chiquilito Erse
Avenida Governador Jorge Teixeira - Avenida Amazonas
Avenida Prefeito Chiquilito Erse - Avenida José Vieira Caúla
Avenida Guaporé - Avenida Amazonas
Avenida Lauro Sodré - Avenida dos Imigrantes
Rua Raimundo Cantuária - Rua Buenos Aires
Avenida Abunã - Rua Brasília
Avenida Pinheiro Machado - Avenida Presidente Dutra
Avenida Governador Jorge Teixeira - Avenida Raimundo Cantuária
Avenida Rio de Janeiro - Avenida Prefeito Chiquilito Erse
Avenida Duque de Caxias - Avenida Marechal Deodoro
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Contribuinte rondoniense: você acha justo pagar R$ 90 mil para deputados visitarem feiras de armas nos EUA?
Você acha que o Carnaval da capital deve ser cancelado por causa do aumento da Covid?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS