NATAL: O Boticário dá luz ao cuidado familiar como uma jornada natural na vida

Campanha promove conversas sobre os desafios enfrentados pelas famílias quando chega o momento de cuidar de quem sempre cuidou

NATAL: O Boticário dá luz ao cuidado familiar como uma jornada natural na vida

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Boticário, eleita a melhor marca para presentear no Natal*, convoca uma reflexão sobre o cuidado com as pessoas amadas como uma jornada natural da vida, em nova campanha de Natal. Intitulada “Casa de Vidro”, a maior produção de audiovisual da história da marca, retrata a realidade de diversas famílias brasileiras: as tensões e os desafios da inversão de papéis no núcleo familiar. No novo filme, a marca aborda – de maneira emocional e sensível – o momento em que os filhos assumem o cuidado dos pais, ressaltando que o cuidado pode ser um lugar de fortalecimento do amor, apesar das dificuldades.
 
Com uma narrativa capaz de gerar identificação, o filme da campanha conta a história de uma família que se reúne para a ceia de Natal e, no momento à mesa, conflitos entre duas irmãs, que dividem os cuidados da mãe, vêm à tona. Por meio da metáfora que dá nome ao filme, a casa de vidro se fragiliza através de rachaduras conforme a discussão cresce. O pico de tensão dá espaço a um flashback da juventude das personagens, que se reconectam por meio do afeto e de boas lembranças de acolhimento. É do amor que elas têm uma pela outra que vem a reconciliação e a promessa de estarem sempre juntas, reconhecendo o valor da união e do cuidado por quem sempre cuidou delas: a mãe.
 
Uma das premissas do Boticário para as campanhas de datas comemorativas é dar luz a uma verdade social que permeia a realidade de famílias brasileiras. E, para isso, a marca se debruça em pesquisas, social listening e entrevistas para encontrar tensões culturais e dores inexploradas que possam retratar em campanhas e promover mobilização. "Neste ano, identificamos a pressão e os desafios dessa fase em que os filhos se tornam cuidadores dos pais e enxergamos a oportunidade de retratar essa realidade trazendo para nossa lente de amor, com objetivo de provocar os membros da família a enxergarem esse momento como uma oportunidade de ressignificar o cuidado como uma jornada natural da vida, em que colocamos em prática o amor que recebemos ao longo dela", explica Marcela de Masi, diretora-executiva de Branding e Comunicação do Grupo Boticário.
 
A campanha também busca reconhecer o papel do cuidador, como forma de valorizar esse momento que, por mais desafiador que seja, reflete a forma de retribuir todo o amor à pessoa que sempre cuidou da família. A “Casa de Vidro”, que já nasceu como a maior produção da marca, é uma criação da AlmapBBDO, agência responsável pela concepção do conceito criativo da campanha, em parceria com a marca, e produzida pela MyMama Entertainment. Foram mais de 6 meses de aprofundamento, e discussões para se chegar ao tema e ao tom a ser abordado, além de escuta ativa para identificar os assuntos latentes e de interesse, para só então chegar à etapa criativa e de concepção do audiovisual. O formato escolhido para a peça da campanha foi um curta-metragem de grande produção com mais de 4 minutos, que teve como estratégia aproximar a linguagem publicitária do cinema, explorando mais a profundidade nas falas e discussões, dando assim ainda mais força à execução criativa e, consequentemente, ao potencial de engajamento.

A trilha sonora conta com trecho da música You Learn, da Alanis Morissette, escolha intencional para uma conexão emocional de grande parte da audiência, os millennials, que viveram o lançamento da música no auge da carreira da cantora na década de 90. Além disso, a faixa etária é a que enfrenta mais de perto os desafios dos pais se tornando idosos, sendo a maior fatia da população vivenciando esse momento que pode se identificar com o tema abordado. A voz feminina embalando o filme potencializa ainda mais o lugar de acolhimento e as situações representadas pelas personagens do filme, enriquecendo a mensagem.
 
O curta-metragem terá estreia no dia 25 de novembro nas plataformas sociais da marca, seguido de uma estratégia de reverberação 360° com veiculação da versão de 60 segundos em horário nobre na TV aberta e nova ação em TV paga, com o tema sendo pauta de episódio do programa Saia Justa, onde a Eliana e as apresentadoras trarão o tema com muita sensibilidade para a roda de conversa, com suas vivências reais, reconhecendo o amor e esforço de cuidadores, e intervalo estendido na programação para exibição da versão do filme na íntegra. No digital, conteúdos com histórias reais e experiências pessoais, aproximando ainda mais o tema das diferentes audiências, serão produzidos porcreators parceiros da marca, que complementam a reverberação da campanha.
 
O filme idealizado para a campanha de Natal de 2024 do Boticário, o tema e todas as ativações relacionadas reforçam a construção que a marca vem trabalhando em datas comemorativas. "Mais uma vez, tivemos a oportunidade de tocar em temas fundamentais para a sociedade que são pouco abordados no nosso cotidiano – um privilégio fazer isso ao lado de uma marca como O Boticário, que vem, de forma consistente, elevando o padrão de produção e o impacto de suas campanhas”, comenta Marco Giannelli, CCO da AlmapBBDO.
 
A grandiosidade do momento da marca, começando pelo lançamento do filme de campanha de Natal, pode ser traduzida pelos números que toda a produção cinematográfica levanta: foram 250 pessoas envolvidas na captação; 50 horas de duração das gravações; e 9 semanas para a concepção da ideia até a finalização do curta-metragem. O vidro e a madeira utilizados para representar o conceito da “Casa de Vidro” ganharam destinos com propósito, sendo parte direcionados para reciclagem e outra parte doada para a reconstrução de residências de comunidades em São Paulo e também para uso na construção do carnaval de uma escola de samba da mesma cidade.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Você concorda com o tratamento dado aos brasileiros deportados pelos EUA?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS DESTAQUES EMPRESARIAIS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS