ALE-RO aprecia vetos do Poder Executivo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os deputados apreciaram nesta semana na Assembleia Legislativa, vetos e projeto de lei, durante votação única. Dentre os vetos estão o que faz alteração na lei de criação da Idaron; ao projeto de lei sobre a estrutura organizacional e o PCCR dos servidores da Controladora Geral do Estado e ao projeto de lei que dispunha sobre que determinava a colocação de lápide alusiva a homenageados em bens imóveis públicos estaduais.
O veto parcial nº 20/2014 ao projeto de lei complementar nº 172/2013 de autoria do Poder Executivo que acrescenta dispositivos à Lei Complementar nº 125, de 19 de julho de 1999, que cria a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), teve parecer contrário ao veto pelo relator, deputado Kaká Mendonça (PTB).
O veto foi referente à Emenda que determina que as multas efetivadas até 31 de dezembro de 2012 que estejam ou não inscritas na Dívida Ativa terão desconto de 80% dos juros de mora e 60% da multa, com pagamento à vista; e, desconto de 70% dos juros de mora e 50% da multa, para pagamentos em parcelas de até 18 meses. O veto foi rejeitado pelos deputados.
O veto parcial nº 19/2014 ao projeto de lei complementar nº 175/2013, de autoria do Poder Executivo que dispõe sobre a estrutura organizacional, as funções institucionais, quadro de pessoal, Plano de carreira, Cargos e Remuneração dos Servidores da Controladoria-Geral do Estado, teve como relator o deputado Adelino Follador (DEM) que foi contrário ao veto, mas mesmo assim, o veto foi mantido.
De acordo com o Governo são de iniciativa privativa do Governador do Estado as leis que dispõem sobre a criação de cargos, funções ou empregos públicos na administração direta e autárquica ou aumento de sua remuneração; servidores públicos do Estado, seu regime jurídico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferência de militares para a inatividade; além da Emenda ao projeto de lei complementar gerar uma despesa para o Estado, uma vez que alterou a simbologia de cargos comissionados, majorando valores.
Também foi mantido o veto total nº 134/2014 ao projeto de lei nº 802/2013 de autoria do deputado Hermínio Coelho (PSD) que dispõe sobre a colocação de lápide alusiva a homenageados em bens imóveis públicos estaduais.
Utilidade Pública: Foi aprovado em primeira e segunda votação o projeto de lei nº 1176/2014 de autoria do deputado Edvaldo Soares (PMDB), que declara como Utilidade Pública a Associação dos Visitantes Voluntários Semeando Amor (AVV), localizada em Jaru.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!