O cenário eleitoral de Alta Floresta do Oeste ganhou um toque, digamos, "familiar". Na nominata do Partido Progressista (PP), nada menos que cinco candidatos compartilham laços de sangue, casamento e, claro, uma boa dose de confusão genealógica.
Os candidatos são: Juliana Alves da Silva, Márcia Gonçalves Damião (popularmente conhecida como Márcia da P Quarenta e Dois), Sidnei Aparecido Martins (o Paulistinha), Nelson Alves da Silva (ou Nelsinho da Sessenta) e Romeu Roque Royer (o Professor Romeu).
O desenho familiar do grupo é o seguinte: Paulistinha é casado com Márcia, formando o primeiro grupo. O segundo é mais intrincado: Nelsinho é sogro de Romeu, que é cunhado de Juliana, sendo esta então filha de Nelsinho. É uma teia difícil acompanhar, mas demonstra que interesses bem distintos do bem comum podem se configurar numa composição política, cujos fins podem não ser exatamente servir à comunidade.
Na ciência política, oligarquia é a forma de governo em que o poder político está concentrado num pequeno número pertencente a uma mesma família, um mesmo partido político ou grupo econômico ou corporação