Ativistas afirmaram, nesta quinta-feira (23), que projetaram uma imagem de Elon Musk fazendo uma saudação com o braço levantado e a palavra “Heil” do lado de fora da fábrica da Tesla na Alemanha.
O gesto feito pelo CEO da Tesla e da SpaceX na segunda-feira - o dia da posse do presidente dos EUA, Donald Trump - atraiu comparações com a saudação nazista, uma alegação que Musk rejeita.
Ativistas do grupo alemão Center for Political Beauty e ativistas britânicos do grupo Led by Donkeys compartilharam imagens e vídeos on-line da ação de protesto que eles disseram ter realizado na noite de quarta-feira.
A palavra “Heil” é vista projetada na fábrica perto de Berlim na tipografia do logotipo da montadora, formando a mensagem “Heil Tesla”, uma referência à saudação nazista.
Philipp Ruch, fundador do Center for Political Beauty, disse à AFP que Musk fez uma saudação semelhante à que “os neonazistas americanos praticaram durante anos”.
Musk chama de “truques sujos” e “propaganda” qualquer comparação entre a saudação nazista e seu gesto, que ele repetiu e acompanhou com as palavras “meu coração está com vocês” para o público.