TCE implanta acompanhamento 100% eletrônico da gestão fiscal dos municípios

Essa medida, que integra o ciclo de implantação do processo eletrônico na Corte, atende também o Plano Estratégico 2011/15 do TCE, relativamente ao objetivo de reduzir o tempo de apreciação e julgamento de processos.

TCE implanta acompanhamento 100% eletrônico da gestão fiscal dos municípios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Buscando garantir principalmente maior rapidez, transparência e eficiência no acompanhamento das informações decorrentes do controle da gestão fiscal dos municípios (Poder Executivo e o Legislativo) e ainda atender ao disposto na Instrução Normativa nº 39/2013, o Tribunal de Contas (TCE-RO) implementou, a partir deste exercício, sistema eletrônico para o encaminhamento de relatórios (RGFs), bem como a emissão de termos de alerta de responsabilidade fiscal, entre outros documentos relativos à gestão fiscal.

Essa medida, que integra o ciclo de implantação do processo eletrônico na Corte, atende também o Plano Estratégico 2011/15 do TCE, relativamente ao objetivo de reduzir o tempo de apreciação e julgamento de processos. Todo o procedimento é realizado por meio do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria Pública (Sigap), ferramenta tecnológica utilizada pelo Tribunal há bastante tempo, a qual, através do Módulo Gestão Fiscal, será o meio tanto para recebimento dos relatórios quanto para emissão de alertas aos gestores.

O Sigap/Gestão Fiscal agiliza o trâmite desses procedimentos no TCE, automatizando sua análise. O sistema permite que os dados sejam enviados por importação de arquivos e preenchimento de informações complementares via web.

 

JÁ VALE

De acordo com a Secretaria Geral de Controle Externo (SGCE), unidade do Tribunal responsável pelo monitoramento do controle da gestão fiscal dos municípios, o mecanismo já está valendo para a confirmação da remessa referente ao 2º bimestre do Relatório de Resumido da Execução Orçamentária (RREO) e ao 1º quadrimestre do RGF de 2014, cujo prazo expira no próximo dia 1º. A geração e a emissão do relatório de instrução e dos termos de alerta, porventura existentes, nos moldes da IN 39/2013, serão expedidos imediatamente após a confirmação da remessa.

De acordo com a IN 39/2013, a confirmação da remessa deve ser feita pelo titular do Controle Interno e pelo gestor. Do mesmo modo ocorre na ciência das informações relativas ao relatório de instrução e ao termo de alerta, porventura gerados pelo sistema. Outra novidade é a publicação dos termos de alerta no Diário Oficial Eletrônico do TCE, garantindo, assim, maior transparência e publicidade a esses atos.

Com a utilização do sistema eletrônico para o acompanhamento da gestão fiscal, o TCE põe fim à remessa física, que ocorria até 2013 e demandava, além da larga utilização de papel, gastos com postagem de avisos, via Correios, entre outros. Agora os gestores municipais terão ciência imediata dos atos.

A implementação desse procedimento para a Administração Estadual, segundo o que determina a própria IN 39/2013, terá a fase de testes a partir do exercício financeiro de 2015 e, em 2016, a implantação definitiva.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS