CUT apoia o movimento dos servidores do Detran por condições de trabalho, valorização e reposição
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Central Única dos Trabalhadores (CUT) vem a público externar apoio à manifestação pacífica e silenciosa, com a utilização de camisetas brancas, realizada pelos servidores do DETRAN em todo o Estado de Rondônia, em todas as quartas feiras, contra a falta de condições de trabalho, contra o assedio moral, pela valorização do servidor efetivo e por reposição salarial. Bem como apoiará à greve que a categoria pretende realizar até o final deste mês, caso persista a intransigência da direção da autarquia.
Os servidores encontram-se insatisfeitos com a inércia, omissão e recusa de diálogo dos Administradores do DETRAN/RO diante dos inúmeros problemas da Autarquia. Para combater tanta inoperância e negligência já se tentou várias vezes estabelecer diálogos, houve paralisação das atividades, foram feitas denúncias aos órgãos fiscalizadores, entretanto, as medidas paliativas tomadas após essas atitudes somente maquiaram e aumentaram os problemas.
Casos como o da CIRETRAN de PIMENTA BUENO causam comoção aos que olham o problema de fora. A antiga Circunscrição foi atingida por um Incêndio no mês de junho. Após tal situação, os servidores foram colocados em um vão insalubre cedido pela PM e permaneceram assim até a locação de um prédio, sendo que com uma chuva mais forte fica completamente alagado, molhando inclusive, documentos relacionados à população. Não existe local para se realizar as vistorias veiculares e servidores e usuários ficam ao sol para realizar e acompanhar os procedimentos.
Nem todos os setores do DETRAN foram vistoriados pelos bombeiros e aqueles que foram, apresentam laudo de vistoria vencido. Mesmo após ocorrer esse incêndio em Pimenta Bueno e outro de menor proporção na CIRETRAN de Cacoal, não se tomaram medidas efetivas.
Além dessa situação, em todo o estado prédios da CIRETRANS estão em condições precárias, com calor, umidade e riscos de incêndio devido ao acúmulo de veículos cheios de combustível alocados sob a guarda do DETRAN em locais sem a mínima condição de segurança. Além de não apresentar condições de trabalho aos seus administrados, os servidores do DETRAN/RO ainda são submetidos a diversos constrangimentos e abusos de autoridades por parte de chefes nomeados apenas por indicações políticas e que não possuem o menor conhecimento técnico para assumir o cargo.
Segundo o presidente do Sindicato da Categoria, o que causa mais mal-estar nos servidores é ouvir dos chefes que eles não podem reclamar de algo que esteja errado. “Se falta papel, ou lápis para fazer uma vistoria, o servidor tem que tirar do bolso para comprar e em alguns casos, só o fato de pedir que o chefe imediato refaça a compra já gera motivo para perseguir o servidor".
Na CIRETRAN de Pimenta Bueno, por exemplo, não houve greve, por causa do incêndio, entretanto, a chefe da CIRETRAN fez um boletim de ocorrência contra o servidor, levando-o à justiça sobre a justificativa de que o funcionário participou da paralisação. Essa chefe deveria, como manda a lei, ter buscado resolver qualquer impasse dentro da Autarquia primeiro, casos realmente houvesse algum problema.
Em Ariquemes, Ji-paraná e outros municípios, vários servidores foram tirados de atividades que concediam horas-extras sob a alegação de redução de custos e no entanto, em seu lugar foram colocados comissionados sem vínculo que nem poderiam fazer o serviço por não ter atribuição legal para aquilo. Sem contar que a população sente o tempo todo o reflexo dessa falta de organização no sistema do DETRAN/RO que fica indisponível rotineiramente.
E quem houve a reclamação dos usuários é o servidor que está ali no atendimento, servindo de escudo para esses administradores. Estamos tentando constantemente e de maneira insistente dialogar com eles sobre as problemáticas e possíveis soluções, porém recebemos apenas desculpas ou justificativas infundadas que são dadas com o objetivo de ganhar tempo, já que estes gestores estão ocupando esses cargos de forma passageira.
"Damos sorte quando conseguimos encontrar o Senhor Airton Gurgacz, na Autarquia, sendo que ele acumula também o cargo de Vice-governador do Estado. Essa situação gera desconforto nos servidores, pois entra ano, sai ano sem que esses administradores demonstrem respeito pela categoria e pela população.” Reclama o presidente do SINDEST.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!