Servidores do DNIT entram em greve a partir e terça-feira

Servidores do DNIT entram em greve a partir e terça-feira

Servidores do DNIT entram em greve a partir e terça-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos os servidores do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia entram em greve, por tempo indeterminado, a partir do dia 25, terça-feira. De acordo com manifesto divulgado pelos trabalhadores, a paralisação é a única forma de chamar atenção do governo federal para a situação crítica que se encontra a categoria, sem reajuste salarial há muito tempo e sem estrutura para desenvolver suas atividades.
Na pauta de reivindicações eles cobram, também, a nivelação da remuneração dos profissionais do DNIT com a de servidores do mesmo nível e classificação, que estão em outros órgãos da administração pública federal.
De acordo com os servidores – que têm o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Rondônia (Sindsef-RO) – há uma grande falta de compromisso do governo federal com o DNIT. Mesmo assim, eles citam que no ano passado, o DNIT encampou um trabalho sério e ágil, num esforço individual dos servidores, desburocratizando o sistema de aprovação de projetos, licitações e pagamentos de obras públicas, sob a promessa de estruturação da carreira e da autarquia até abril deste ano. Nada aconteceu. Mais uma vez o governo federal não cumpriu a palavra dada.
Eles apontam ainda que em maio deste ano o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) reconheceu a incompatibilidade salarial do DNIT em relação a outras carreiras do governo federal. A decisão mostra que são legítimas as reivindicações dos servidores. No entanto, o MPOG não possui autonomia para ajustar o plano de cargos e salários sem a determinação da Presidência da República.
Segundo o presidente do Sindsef-RO, Daniel Pereira, as reivindicações apontados pelos companheiros do DNIT são legítimas e devem ser cobradas do governo federal. Ele adiantou que o sindicato já trabalha para mobilização e novas ações junto ao governo em Brasília.
Daniel destaca que o órgão possui uma carteira de obras estimada em cerca de R$ 35 bilhões, com medições de R$ 1 bilhão/mês em obras e serviços e mais de cem contratos em andamento. Os números mostram que o DNIT é auto-sustentável e possui recursos para atender tanto a melhoria salarial pleiteada pelos servidores, bem como de toda estrutura física e operacional, hoje praticamente sucateada.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS