EDUCAÇÃO INTEGRAL: Ensino médio diferenciado começa em fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO INTEGRAL: Ensino médio diferenciado começa em fevereiro de 2012

EDUCAÇÃO INTEGRAL: Ensino médio diferenciado começa em fevereiro de 2012

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Objetivo é formar elite de alunos e professores, num projeto quer deverá servir de referência para o país
Os projetos da Fundação Rondônia (pesquisas científicas e tecnológicas), do novo modelo de ensino médio e de regularização fundiária rural e urbana, que recebem atenção especial do governo do Estado e têm como consultores o ex-ministro de Assuntos Estratégicos, professor Mangabeira Unger e seu assessor Alberto Lourenço, deram um importante passo na manhã desta terça-feira (13) em mais uma rodada de reuniões de trabalho com o governador Confúcio Moura, secretários e técnicos das respectivas áreas, no Palácio Getúlio Vargas.
O ensino médio diferenciado em discussão, a menina dos olhos para o setor educacional, já começa em fevereiro do próximo ano, inicialmente com uma escola que atenderá a 245 alunos. O modelo escolar está sendo construído em parceria pela Secretaria de Estado da Educação e Universidade Federal de Rondônia (Unir) e funcionará em regime integral, isto é, os alunos entrarão pela manhã e só sairão a noite. O currículo incluirá disciplinas ambientais e tecnologia da informação, além de atividades esportivas, culturais, musicais e artes.
O corpo docente será formado por professores especializados, detentores de, no mínimo, pós-graduação. Essa é uma das grandes preocupações do governador Confúcio Moura, vez que a adesão de professores da rede estadual, que terão de trabalhar com dedicação exclusiva e com a mesma remuneração, pode ser dificultada. Para afastar o risco, Moura propôs a elaboração de um edital pela Seduc para a contratação de uma organização social para gerir a unidade escolar.
Na reunião desta manhã, da qual participaram além do governador Confúcio Moura, do professor Unger e de seu assessor Alberto Lourenço, a secretária-adjunta da Educação, Suely Aragão; a vice-reitora da Unir, Maria Cristina Victorino e a responsável pelo projeto na Seduc, Teresa Sabino, além de outros técnicos, debateu-se sobre a possibilidade de contratação de uma organização social, como acontece em outros estados, como Ceará e Pernambuco, na área da educação; e Rio de Janeiro e São Paulo, na área da saúde, é uma saída para se pagar salários diferentes a profissionais que cumprem jornadas diferentes.
Entre uma fórmula e outra, o governo acha que é possível conciliá-las e encontrar um meio para que a organização social contratada para gerir a escola possa contratar professores da rede estadual e pagar-lhes um adicional.
O novo modelo de ensino médio começa a ser implantado em 2011 com uma escola e será ampliado aos poucos, com três escolas em 2012 e um salto para 11 unidades em 2014, com algumas no interior. Ainda neste ano será feito um seminário para os professores que quiserem se capacitar para atuar na escola e em seguida começam os cursos de especialização de pós-graduação e mestrado, oferecidos pena Unir.
Especialização
O objetivo maior da escola, segundo seus idealizadores, é formar uma elite de alunos que será preparada para disputar os primeiros lugares nos vestibulares que disputar. Para freqüentar a escola, os interessados deverão ser aprovados numa prova de 40 questões, com ênfase para texto, português e matemática. Para garantir reserva de vagas, 70% serão destinadas a alunos da rede pública e 30% abertas a comunidade em geral.
Para o professor Mangabeira Unger, apesar de começar por uma escola, o projeto não será uma ilha dentro do sistema. “Nossa concepção é de mudança da rede pública como um todo”, disse.
Diferencial
O ideário pedagógico, principal instrumento da educação diferenciada, também será um material único. Para isso, estão em estudos parcerias com as fundações Victor Civita e Uniban para confecção do material pedagógico. Mangabeira Unger, que reside nos Estados Unidos, mas faz questão de participar efetivamente das discussões, vai interagir com os executores por meio de vídeo-conferências. A primeira já está marcada para o próximo dia 27, a partir das 14h.
Modelo
Nesta quarta-feira (14) o governador Confúcio Moura terá audiência com a presidente Dilma Roussef, oportunidade que aproveitará para pedir apoio e oferecer o modelo de ensino diferenciado de Rondônia, como referência dentro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que está sendo lançamento pelo governo federal. O Pronatec tem como objetivo expandir a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio.
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS