FORÇA DO CAMPO - Programa Empreendedor Rural muda história das propriedades

Próxima capacitação do ‘Empreendedor rural terá aula inaugural em Colorado do Oeste, no sul de Rondônia

FORÇA DO CAMPO - Programa Empreendedor Rural muda história das propriedades

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Uma fábrica de pimentas em conserva que ganha mercado em Machadinho do Oeste, distribuindo sua produção na região, no Vale do Jamari. Em Ariquemes, na mesma região, um produtor de hortaliças que triplicou sua área inicial de 50 pés de alface. Esses são exemplos reais dos resultados obtidos por seus proprietários ao participar do PER (Programa Empreendedor Rural).
 O PER é capacitação desenvolvida em parceria pelo Sebrae, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), juntamente com sistema sindical de produtores rurais e prefeituras.
Tais resultados obtidos a partir do primeiro módulo da capacitação, que é feito através do diagnóstico da propriedade. O mesmo trabalho se realiza desde 2007, capacitando 32 turmas composta por, no máximo, 25 pessoas – totalizando cinco módulos, com 136 horas, o curso desenvolve-se sempre aos domingos, para não interferir da produtividade camponesa.
A história de Ariquemes tem como personagem central Carlos Henrique Bueno do Prado. “Ele produzia, até participar da capacitação, 50 pés de alface ao dia, e hoje triplicou o rendimento, explica o facilitador do Vitor de Jesus Pereira. “No começo, ele atuava sozinho. Hoje, conta com a participação de dois irmãos, um deles técnico-agrícola. O negócio vai tão bem que ele fornece verduras e legumes para supermercados e para a merenda escolar”, detalha o consultor do programa.
O outro caso interessante pós PER é a fábrica de pimentas em conserva de Machadinho do Oeste. “O que era uma propriedade rural incipiente transformou-se numa agroindústria familiar liderado por Marina Freire da Paz que distribui sua comercialização na região, o que cumpre a proposta do programa, que é transformar a propriedade num empreendimento sustentável e que dê lucro e estabilidade”, sentencia Vitor.
Há, ainda, Josiane Caris Gimenes, em Nova Brasilândia, que depois de fazer o PER, adquiriu habilidades de administração e gestão para ficar à frente dos negócios que vem dando certo.
A próxima capacitação do programa acontece em Colorado do Oeste, no sul de Rondônia, que terá sua aula inaugural em 3 de julho, informa o coordenador-executivo do PER, Moisés da Silva. “Já capacitamos 32 turmas de 25 pessoas dentro dos últimos três anos, constatando que a proposta se cumpre transformando produtores rurais e empreendedores rurais”, diz ele.
De acordo com Saulo Gomes Leite, técnico e coordenador do PER no Sebrae em Rondônia, o objetivo, este ano, “é atender com foco em 12 turmas e cobrindo regiões como Guajará-Mirim, no Vale do Mamoré, Zona da Mata e Cone Sul, o que representa a única alternativa de capacitação aos produtores rurais”
Toda propriedade que adere ao programa passa, inicialmente, pelo diagnóstico. Em seguida, seus responsáveis, que desempenham inconscientemente uma atividade econômica e de gestão, conhecem o planejamento estratégico, com estudo de mercado, engenharia de projeto. Tudo isso depois se conclui com a avaliação. As capacitações se realizam sempre aos finais de semana.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS