*Profissionais e acadêmicos da área da saúde participam de 22 a 25 de novembro da 2ª. Jornada de Farmácia realizada nas dependências das Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA que terá em sua programação palestras e cursos visando à atualização profissional.
*O coordenador do Curso de Farmácia da FIMCA, professor Luiz Tagliani destacou os pontos chaves desta 2ª. Jornada de Farmácia como sendo as palestras sobre Hepatites e também sobre Biosegurança. Tagliani frisou ainda a palestra sobre Dengue assim como o Curso sobre as Fisiopatologias das Anemias.
*“Objetivamos que os cursos e palestras disponibilizados para a 2ª. Jornada de Farmácia voltados para os acadêmicos e profissionais de saúde, funcionem como atualização, no entanto, a comunidade indiretamente estará sendo beneficiada pelos conhecimentos adquiridos pelos alunos e profissionais que incluem novas metodologias empregadas atualmente, o último modelo de diagnóstico e muitas outras novidades”.
*“A Biosegurança é o primeiro contato do acadêmico com o laboratório, e ele precisa saber de todas as metodologias e cuidados que deve ter para trabalhar com segurança e também para a segurança dos colegas quando estiverem trabalhando num laboratório”.
*Tagliani falou também sobre a gravidade da Hepatite, “uma doença que acomete indistintamente toda a população, seja rico ou pobre, a Hepatite pode se tornar crônica”, continuando o coordenador disse ainda que “sendo assim os acadêmicos precisam primeiramente conhecer a fundo a Hepatite para depois tratar o paciente, pois não adianta apenas à parte química, bioquímica ou laboratorial, tem que tratar o paciente, conversar para saber o que está acontecendo com ele, como adquiriu a doença, realizar exames e de posse dos resultados, explicar para o paciente tudo em detalhes, daí a importância da prevenção para o restante da família e também para a comunidade”
*No caso da Hepatite A, explicou, “pode ser contraída através da água, alimentos não lavados, e que uma simples lavagem dos alimentos com água tratada pode evitar a doença. Quanto a Hepatite B, pode ser pela doação de sangue. Hoje se fala muito no uso do preservativo por se pensar apenas em HIV, mas a Hepatite B pode ser transmitida através da relação sexual. A Hepatite B associada a outras Hepatites como a C ou D, conseqüentemente pode levar ao câncer e daí a morte”.
*O diretor da FIMCA Aparício Carvalho declarou que “os profissionais convidados para a 2ª. Jornada de Farmácia assim como para os demais eventos, são excelentes e com seus conhecimentos atualizarão todo o corpo de saúde de Rondônia trazendo benefícios à população como novos exames, novos tratamentos e medicamentos com menos seqüelas e efeitos colaterais representando avanços significativos para a área da saúde não apenas no Estado, mas em todo o Brasil”.
*Aparício Carvalho falou ainda sobre as expectativas quanto aos eventos, “a primeira jornada de Farmácia foi um sucesso. Esta segunda edição, que está sendo bastante divulgada, terá a presença de profissionais de Rondônia, de outros Estados e também do exterior. Nesses quatro dias a FIMCA será referência de tudo o que está acontecendo de melhor nas áreas da Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina e das Ciências Biológicas assim como a 2ª. Expo FIMCA, nossa feira de negócios onde teremos inúmeras empresas patrocinadoras do evento expondo seus produtos como equipamentos de laboratórios, odontológicos, farmacêuticos, vestimenta, e muito mais. Este grande evento que engloba o 4º. Encontro Internacional de Odontologia da Amazônia Legal, é motivo de orgulho para nós como educadores e também pela nossa responsabilidade social”, finalizou.