ESPAÇO ABERTO: Negligência com menino autista foi denunciada pelo Conselho Estadual de Educação

ESPAÇO ABERTO: Negligência com menino autista foi denunciada pelo Conselho Estadual de Educação

Foto: ILUSTRATIVA

AUTISMO
 
A reportagem especial do fim de semana sobre autismo teve grande repercussão. Muita gente que tem amigos ou parentes que lidam com pessoas especiais reconhece os desdobramentos que são feitos pelos pais para lidar com a situação.
 
AUTISMO 2
 
Ao conhecer de perto o trabalho que o município desenvolve - não só com pacientes autistas, mas também com outras pessoas especiais - é possível perceber a sensibilidade que norteia os envolvidos.
 
AUTISMO 3
 
Professores e educadores também são pessoas especiais, justamente pelo desafio de complementar uma amor diferenciado que cada paciente recebe de seus pais, demais familiares e amigos.
 
AUTISMO 4
 
E o desafio é enorme. Na cabeça dos pacientes, quando eles pisam em sala de aula, a premissa é de que terão uma ternura maior ou igual a que estão acostumados. Isso me parece tão lógico para ambos – pais e educadores – que é irracional se deparar com uma entidade, em tese preparada, que não tenha esse conceito.
 
AUTISMO 5
 
A Escola Santa Marcelina que atendia o pequeno Gustavo, que foi mandado para casa por não haver cuidador para acompanhá-lo, pode até ser referência em outras atividades, mas no trato com o autismo revelou um péssimo exemplo.
 
ADVERTÊNCIA
 
O Conselho Estadual de Educação informou que votou parecer advertindo a escola Santa Marcelina por negligenciar com aluno autista. Segundo o conselheiro Helder Risler, o CEE agiu rápido e também já mandou o caso para o Ministério Público e Delegacia da Criança.
 
INVESTIGAÇÃO
 
O Conselho aguarda uma apuração mais profunda sobre o caso para saber até que ponto o Estado e a Escola Santa Marcelina teriam sido relapsos e permitido o constrangimento, que inclusive virou notícia nacional colocando Rondônia como um mau exemplo no trato com pacientes autistas.
 
OUTRO LADO
 
A Escola Santa Marcelina, que é filantrópica, não respondeu os contatos da coluna. Uma servidora que pediu para não ser identificada, disse que através de uma parceria existente com a SEDUC um servidor acompanhava o pequeno Gustavo no colégio, no entanto a SEDUC teria mudado o servidor de função e não avisado o colégio
 
OUTRO LADO 2 
 
A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que a escola não faz parte da Rede Estadual. Além disso, os profissionais que são cedidos obedecem regras definidas pela Santa Marcelina e não pela Seduc, esclarece a assessoria.
 
POLÍCIA
 
A delegada Ádrian Viero da Costa, responsável pelo inquérito, informou que como envolve criança a investigação corre em sigilo. A delegada apenas adiantou que o processo ainda está sendo instruído, novas oitivas devem ser feitas nos próximos dias.  
 
VICE-GOVERNADOR
 
José Jodan, vice-governador, enviou nota para a coluna sobre sua participação nas manifestações em Brasília. Segue na íntegra.
 
”Foi um momento impensado , respeito todas instituições, respeito a democracia, respeito todos os poderes , respeito todos os partidos políticos”.
 
VAGAS GRATUÍTAS
 
O Serviço Social da Indústria de Rondônia (SESI-RO) lança nesta segunda-feira,  edital de gratuidade regulamentar disponibilizando mais de 300 vagas para o Ensino Fundamental 1 e 2 e Novo Ensino Médio nas unidades SESI de Porto Velho, Cacoal e Vilhena. As vagas são direcionadas à comunidade de baixa renda.
 
ROTINA
 
Conforme o coordenador de Educação Básica e Profissional do SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, esta é uma recorrência anual realizada pelo SESI para cumprir a cota de gratuidade. “O edital de gratuidade beneficia jovens oriundos de famílias de baixa renda e de escolas públicas, com idades compatíveis com a série na qual serão matriculados por ordem de inscrição, que se encerra dia 30 de setembro”, explica.
 
EDITAL
 
No dia 27 de setembro, o SENAI-RO lança edital de vagas gratuitas para a educação profissional. São cursos de qualificação com duração de seis meses e o único requisito exigido é que os interessados estejam cursando, no mínimo, o nono ano do Ensino Fundamental. As inscrições encerram dia 15 de outubro deste ano.
 
QUALIFICAÇÃO
 
Também serão ofertadas vagas gratuitas para cursos técnicos – tendo como pré-requisito que o aluno esteja no segundo ano do Ensino Médio. As vagas ultrapassam mais de duas mil para todo o estado de Rondônia. As especialidades envolvem área da mecânica, elétrica, refrigeração, solda, madeira imobiliário, informática e alimentos.
 
LOCALIDADES
 
O SENAI conta com duas unidades em Porto Velho, uma em Ariquemes, Ji-Paraná, Jaru, Cacoal, Rolim de Moura e em Vilhena.
 
ALVO
 
As vagas são para jovens com idade entre 14 e 23 anos e onze meses e escolaridade a partir do nono ano. Realmente é uma boa oportunidade, independente de trabalhar na profissão em que se qualificou, o aprendizado ajuda os jovens a vida toda em qualquer ramo escolhido para atuar profissionalmente.
 
ALERTA
 
Leitores estão denunciando para a coluna a falta de fiscalização sobre itinerários de veículos públicos. Autoridades estariam usando carros oficiais para serviços particulares como transporte de filhos pra escola, lanchonetes, mercado, etc. Já estamos apurando.
 
IRRESPONSABILIDADE
 
Reportagem divulgada na manhã deste domingo pelo jornal Folha do Sul mostra um ato irresponsável e perigoso. Um homem fez vídeo mostrando um filhote de pit bull andando pelas ruas do Setor 29, em Vilhena. 
 
FAMINTO
 
O homem disse ao jornal que o animal pertence a uma família que se mudou recentemente para o bairro. O cão, segundo o denunciante, vive solto e come lixo encontrado nas ruas, já que não seria bem alimentado em casa.
 
DENÚNCIA
 
Entendo que além de procurar a imprensa para denunciar o perigo, o leitor da Folha do Sul também deve avisar a polícia.
Direito ao esquecimento

MAIS NOTÍCIAS

Fonoaudiocenter LTDA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

ROVIVO TV

DESTAQUES EMPRESARIAIS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

COLUNAS