Na tarde desta sexta-feira (25), pacientes da ala da maternidade do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho, entraram em contato com o
Rondoniaovivo para relatar as dificuldades que enfrentam na unidade de saúde.
Segundo uma das pacientes, que preferiu não se identificar, o quarto onde ela, seu bebê e outras pacientes estão acomodados encontra-se sem ar-condicionado há dias, gerando um ambiente de calor intenso e insuportável para mães que acabaram de dar à luz.
“Não sabemos mais o que fazer, está um calor horrível. Acabamos de parir e ainda temos que passar por essa situação com nossos bebês recém-nascidos”, desabafou a paciente. Ela informou que os funcionários da unidade já foram alertados sobre o problema, mas, até o momento, nenhuma medida foi tomada para corrigir a situação.
Além da falta de refrigeração, a paciente relatou precariedades nas acomodações, como colchões desgastados e trincos de portas de banheiros em condições de deterioração. “Tudo o que queremos é que a situação seja resolvida. Merecemos dignidade em um momento especial das nossas vidas”, completou.
Outra situação relatada pelas pacientes, é que quando a criança nasce e precisam fazer alguns exames, funcionários buscam os bebês e impedem o acompanhamento da mãe durante os exames.
O jornal
Rondoniaovivo deixa o espaço aberto para que a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) se manifeste sobre as reclamações e informe possíveis medidas para garantir condições adequadas e dignas para as pacientes.
Sesau se manifesta e envia esclarescimento conforme a situação, segue a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece sobre a situação dos climatizadores no Centro Obstétrico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, informamos que todas as manutenções dos equipamentos são realizadas de forma contínua e conforme a necessidade, visando sempre o pleno funcionamento e segurança do ambiente hospitalar.
A unidade possui uma equipe de manutenção técnica permanentemente a postos, capacitada para realizar consertos e ajustes em caráter de urgência sempre que necessário.
Reiteramos que a manutenção dos aparelhos de ar-condicionado no Centro Cirúrgico já foi devidamente realizada, assegurando que o sistema de climatização esteja operando dentro dos padrões exigidos. A pasta ressalta que, em nenhum momento, os atendimentos foram prejudicados ou as pacientes ficaram desassistidas.
Nossas equipes seguem atuando de forma contínua para preservar a qualidade do atendimento.
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.