Durante a sessão itinerante extraordinária da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) em Buritis na tarde desta quinta-feira (04), o deputado Ismael Crispin destacou a importância do setor produtivo e a luta pelos direitos dos produtores locais.
Em seu discurso, Crispin afirmou enfaticamente que "Rondônia não é terra de ninguém. Rondônia é terra de quem produz, é terra de quem trabalha. Rondônia tem dono. Rondônia é hoje atendida por aqueles que vieram para fazer desse Estado o Estado progressista que é”, disse.
Crispin ressaltou que Rondônia é vista nacional e internacionalmente como uma região produtiva e progressista, graças ao esforço e dedicação dos trabalhadores que desbravaram e continuam a desenvolver o estado. Ele parabenizou líderes locais e estaduais presentes, incluindo o presidente da Faperon, Hélio Dias, o secretário de Agricultura, Luiz Paulo, e o vereador de Buritis, Marcelo Barros.
"Eu sei que Rondônia hoje dá um sinal de que não é terra de ninguém. Rondônia hoje faz ser ouvida não simplesmente dentro dos seus limites, mas o Brasil olha para Rondônia, o mundo olha para Rondônia", afirmou o deputado.
Crispin expressou preocupação com as dificuldades enfrentadas pelos produtores devido às políticas e ações que, segundo ele, muitas vezes desconsideram a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Ele mencionou o esforço dos produtores que viajaram de diversas regiões para participar da sessão, demonstrando seu descontentamento e buscando apoio para continuar suas atividades produtivas.
"Nós fomos chamados ao Estado de Rondônia para produzir. Nós fomos chamados ao Estado de Rondônia, região norte, para apontar para o Brasil e para o mundo que aqui, nesses cantos, havia espaço para produzir e produzir com abundância e havia espaço para recepcionar homens e mulheres trabalhadoras e com coragem para desbravar o Estado", disse Crispin, enfatizando o histórico de pioneirismo e trabalho árduo dos habitantes de Rondônia.
O deputado também destacou a atuação do governador Marcos Rocha e anunciou que a Assembleia Legislativa aprovará um projeto coletivo em defesa dos produtores, alinhando-se com outras regiões produtivas do Brasil e do bioma amazônico. Crispin reforçou que a defesa dos direitos dos produtores é uma prioridade, sem comprometer a responsabilidade ambiental.
"Nós não estamos pedindo para desmatar mais, nós não estamos pedindo para sermos irresponsáveis com o meio ambiente. O que nós estamos a fazer aqui é pedir que respeite uma legislação federal aprovada pelo Congresso Nacional e que nós nos submetemos a ela", explicou Crispin.
Concluindo seu discurso, o deputado reafirmou o compromisso da Assembleia Legislativa de Rondônia com os produtores e a população local: "Nós não vamos nos acovardar. Nós não vamos baixar a cabeça. Vocês podem acreditar e confiar na Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, porque nós estamos ao lado dos senhores. Nós fazemos parte dessa terra. Nós compramos essa guerra juntamente com os senhores”, finalizou o parlamentar.