DEVIDO AO ISOLAMENTO: Jhony quer comissão para atender crianças e adolescentes com depressão

O deputado sugere que o Poder Executivo regulamente a lei, com auxílio de uma comissão formada por profissionais especializados em adoecimento mental, no prazo máximo de 90 (noventa) dias

DEVIDO AO ISOLAMENTO: Jhony quer comissão para atender crianças e adolescentes com depressão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A mudança inesperada na rotina causada pela Covid-19 trouxe além das preocupações dos riscos a saúde física uma série de impactos negativos para saúde mental, para todas as idades. Um desses impactos é a depressão, em especial, em crianças e adolescentes.
 
Em busca de auxiliar as famílias sobre o tema, o deputado Cabo Jhony Paixão (Republicanos) elaborou o Projeto de Lei que institui a Campanha Permanente de Conscientização de Depressão Infantil e na Adolescência no âmbito Estadual.  A campanha propõe que seja ampliada a informação e o conhecimento sobre a depressão, suas causas e sintomas, meios de prevenção e tratamento, bem como o incentivo a busca pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes, além do combate ao preconceito e a capacitação dos profissionais do Sistema único de saúde no âmbito Estadual sobre o assunto. “Infelizmente as crianças e adolescentes não estão livres dessa doença. Acredito que o PL vai auxiliar a família a buscar o mais rápido possível o tratamento”, explicou o parlamentar.
 
De acordo com Jhony, a campanha poderá ser feita através de palestra gratuita com profissionais habilitados e capacitados, além de distribuição de panfletos, cartazes em repartições públicas com atendimento ao público e demais meios necessários para atender os objetivos desta Lei.
 
Em virtude também pandemia, houve um aumento de outros impactos na saúde das crianças e adolescentes, como o quadro de insônia, angústia, medo, perda ou excesso de apetite, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No Brasil, estima-se que a incidência de depressão gire em torno de 1 a 3% da população de crianças e adolescentes, o que significa aproximadamente 8 milhões de jovens brasileiros.
 
O deputado sugere que o Poder Executivo regulamente a lei, com auxílio de uma comissão formada por profissionais especializados em adoecimento mental, no prazo máximo de 90 (noventa) dias, a contar com a data da publicação.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS