Incerteza política vira maior “cisne negro” da economia mundial

O maior risco do momento, com 30% de chance, é justamente de que esse e outros eventos futuros sirvam para afundar o crescimento.

Incerteza política vira maior “cisne negro” da economia mundial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em um e-mail de 16 de agosto de 2011, Luís Cláudio questiona Del Nero, então vice da CBF e presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), sobre possibilidades de negócios. “Olá, presidente Marco Polo, tudo bem com o senhor? Gostaria de saber se tem alguma novidade com o projeto futebol feminino ou com nossa participação na Federação Paulista. Fico no aguardo. Grato. Luís Claudio Lula da Silva (Lulinha)”, escreveu no e-mail.

O maior risco do momento, com 30% de chance, é justamente de que esse e outros eventos futuros sirvam para afundar o crescimento.

A Europa tem um calendário agitado pela frente: um referendo para reforma do Senado da Itália está marcado para dezembro e o ano que vem terá eleições em França e Alemanha.

Além disso, ninguém sabe até que ponto Trump vai seguir com suas promessas de campanha, como renegociação de acordos comerciais e imposição de tarifas sobre a China.

Não por acaso, um dos “cisnes negros” apontados pelo banco é “isolacionismo e guerras comerciais”, com 15% de chance.

Ainda maior (25% de chance) é o perigo de que os retornos sobre títulos sofram uma reprecificação em massa.

O banco considera que o mercado está modesto demais em suas previsões sobre quanto os juros americanos podem subir nos próximos anos.

Muitos planos de Trump são inflacionários, e uma reação dura do Federal Reserve a isso acabaria rebatendo nos emergentes (um aperitivo disso foi a recente desvalorização do real).

Completa o cardápio a possibilidade de um “pouso forçado” (desaceleração acentuada do crescimento) da China. O risco é recorrente nos relatórios do banco e tem atualmente 20% de chance.

A tabela é completada por dois riscos positivos: mais investimento em capital pelas empresas (10%) e mais acomodação fiscal com reformas rápidas (5%).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS