Depois de quase 55 dias preso, o homicida José Barnabé Filho, 50, apelidado de Macuxi, foi encontrado morto, ontem pela manhã, dentro da cela onde estava encarcerado na Cadeia Pública de Boa Vista, no bairro São Vicente. Macuxi morreu por enforcamento e a versão dada pela direção do presídio é de que ele cometeu suicídio, mas a família contesta e acusa que ele foi assassinado. Ele havia matado um capitão da Polícia Militar e a sua ex-namorada, uma adolescente, em maio passado.
*Macuxi foi encontrado entre 10h30 e 11 horas por outros dois presos, Henrique Gabriel e Reginaldo Araújo, que dividiam a cela com o homicida. Ele era preso preventivado da Justiça e estava na ala 08, cela 805, desde o último sábado, 18, quando saiu da “tranca” e passou a compartilhar da cela.
*Conforme informação do delegado de Homicídios, Alexsander Lopes, que esteve na cela, Macuxi enforcou-se com uma corda amarrada na grade e as pernas esticadas como se fosse sentar ao chão. O delegado informou ainda que a morte do homicida será investigada por seus agentes e inicialmente serão ouvidos os dois presos que o encontraram e dividiam a cela com ele. Também os outros presos da ala 08 serão interrogados.
*O diretor da casa prisional, Mauro Silva, contou que na segunda-feira conversou com Macuxi e perguntou se estava bem e ele teria dito que sim. Ainda segundo o diretor, na manhã de ontem, pouco antes de ser encontrado morto, Macuxi participou de uma palestra proferida pelo promotor público criminal de execuções penais, Ricardo Fontanella.
*Explicou que, como estava no Pavilhão “B”, todos os presos, incluindo Macuxi, estavam no horário de banho-de-sol e instantes depois que acabou a palestra do promotor, Macuxi disse aos outros presos que iria subir para a cela. “Estas foram as últimas palavras dele”, disse o diretor, acrescentando que a ala 08 onde ele estava é considerada uma das mais tranqüilas do presídio e denominada de ala dos “irmãos” (evangélicos).
*CRIMES – Macuxi foi acusado do duplo assassinato, que teve como vítimas a adolescente Wilaneide Ferreira, 17 anos, sua ex-namorada, e o capitão da Polícia Militar, Castro Mendes Rodrigues. Os crimes ocorreram na noite do dia 17 de abril, na casa de uma tia da adolescente, no bairro Jóquei Clube. A garota morreu na hora e o capitão foi socorrido e morreu 72 horas depois na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Geral de Roraima.
*José Barnabé conseguiu fugir e saiu do Estado. Policiais militares fizeram uma verdadeira caçada em vários estados, até que Macuxi foi localizado e preso no dia 26 de setembro na cidade de Jacundá, no Pará, depois de cinco meses fugindo. Três dias depois ele foi trazido para Boa Vista e entregue na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.
*Macuxi permaneceu alguns dias no presídio e, devido ter sofrido ameaças de morte, teria pedido transferência para a Cadeia Publica de Boa Vista, considerada mais tranqüila. O diretor informou que ele estava há cerca de 23 dias na Cadeia e, no sábado, saiu da “tranca”.