Acusada de matar ex-namorado em Vilhena é julgada no júri popular

Acusada de matar ex-namorado em Vilhena é julgada no júri popular

Acusada de matar ex-namorado em Vilhena é julgada no júri popular

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O plenário do Tribunal do Júri da comarca de Vilhena está lotado e é grande a movimentação nos arredores do fórum Leal Fagundes, onde teve início nesta manhã o julgamento de Vânia Basilio Rocha, acusada de homicídio qualificado praticado contra Marcus Cataneo Porto, em dezembro do ano passado. A juíza Liliane Pegoraro Bilharva, titular da 1ª Vara Criminal, preside o julgamento. O caso que teve repercussão em todo o país é levado a julgamento pela Justiça de Rondônia cerca de nove meses após a data do crime.

Após a abertura dos trabalhos, a juíza fez o sorteio do Conselho de Sentença, formado por sete jurados (dois homens e cinco mulheres). São eles que vão decidir o resultado do julgamento, ao final dos interrogatórios e debates entre acusação e defesa.

VEJA MAIS:

Jovem que matou ex namorado no sexo será julgada em setembro pelo Tribunal do Júri

Julgamento de jovem que matou ex em ato sexual terá reforço policial

O Ministério Público do Estado, autor da ação penal contra a ré, é representado no julgamento pelo promotor de Justiça João Paulo Lopes, enquanto a defesa está a cargo do defensor público George Barreto Filho. A acusação pediu a condenação aos jurados e disse que a ré, em liberdade, poria outras pessoas da sociedade em risco. Já a defesa disse que não irá pedir a absolvição, apenas que os jurados desconsiderem as qualificadoras, de meio cruel e impossibilidade de defesa à vítima, o que reduziria a pena de Vânia. A sessão teve início às 9h e é aberta ao público. Há reforço no policiamento e é grande o interesse da comunidade e da imprensa.

Confissão

Vânia foi presa em dezembro de 2015, após confessar ter matado a facadas o ex-namorado durante o ato sexual, na casa da vítima. Ela foi declarada semi-inimputável, o que não a exime do julgamento pelo crime de homicídio qualificado, cuja pena é de 12 até 30 anos de prisão, se condenada. Na fase judicial, ela disse não se lembrar dos fatos e no interrogatório nesta manhã contou uma versão diferente da que deu quando foi presa, alegando que encontrou no quarto da vítima roupas íntimas de outra mulher, o que lhe teria causado ciúmes.

Como funciona o Júri

No Tribunal do Júri são julgados apenas os crimes dolosos contra a vida, ou seja: aqueles cometidos com a intenção de tirar a vida de outra pessoa. Nesse julgamento, os juízes são os jurados, que fazem a votação de forma secreta. Após o resultado, a juíza elabora a sentença que será divulgada no plenário.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS