Em respeito à sociedade, aos meus clientes e em defesa de minha honra, venho a público prestar esclarecimentos acerca de inverdades, calúnias, difamações e injúrias que vêm sendo divulgadas orquestradamente por sites noticiosos, atingindo a minha dignidade profissional.
Estou em Rondônia há 30 anos e milito na advocacia há 20 anos, depois de me esforçar para conseguir me formar pela Universidade Federal de Rondônia.
Como advogado, patrocino a defesa de cerca de 80 mil funcionários públicos integrantes de categorias representadas por 17 sindicatos e minha história não registra caso de desonestidade com qualquer constituinte. Nunca fui representado por nenhum cliente.
Advogo no processo da isonomia do Sintero que tramita há 20 anos e sempre prestei contas à Justiça de todos os meus atos processuais. Não posso ser responsabilizado pelos atos de outros advogados e por decisões de magistrados no processo.
Desconheço as razões dos ataques e acusações gratuitos, sendo ilações totalmente fora de contexto. Tenho plena confiança na Justiça e a certeza de que a verdade prevalecerá.
Estou com a consciência em paz. Não enganei a ninguém, não me apossei de nenhum valor que não fossem honorários advocatícios, meus por direito. No processo da isonomia, especificamente, meus honorários foram de 6%.
Minha história na advocacia é marcada pela defesa dos movimentos sociais, a exemplo da reintegração de quase 10 mil servidores públicos injustamente demitidos.
Os advogados e advogadas me elegeram presidente da Seccional Rondônia da OAB como reconhecimento pela minha atuação na advocacia. Fui reconduzido ao cargo de presidente porque o trabalho que a nossa equipe realizou veio ao encontro das necessidades da categoria, promovendo a defesa e o fortalecimento da advocacia e aproximando a Ordem dos debates da sociedade civil.
A advocacia de Rondônia assiste estarrecida a tentativa de alguns colegas de enfraquecer a instituição OAB, envolvendo seu nome em um caso que não lhe diz respeito, com objetivos meramente eleitoreiros. Definitivamente, não é esse o caminho para se chegar à presidência da OAB.
Por fim, tranqüilizo àqueles que confiam no meu trabalho e na minha honestidade de que a verdade prevalecerá e suplantará a dúvida daqueles que trilham o caminho do pré-julgamento, ainda que baseado apenas em suposições e calúnias.
Hélio Vieira da Costa
Advogado OAB 640-RO