O programa de habitação rural do Incra, Morar + Rural, foi lançado na última sexta-feira (19), na Câmara Municipal de Ariquemes (RO), com a participação das famílias dos assentamentos da reforma agrária que conheceram os três modelos desenvolvidos em parceria com o Instituto Federal de Rondônia (Ifro).
Serão construídas 250 casas em assentamentos de Candeias do Jamari, Ariquemes, Machadinho do Oeste, Ji-Paraná e Pimenta Bueno, com projetos a partir de 60 m². O investimento total será de R$ 18,7 milhões, com recursos do Crédito Instalação do Incra. O valor por família será de R$ 75 mil para a construção. Dentro do prazo de carência de dois anos, as famílias poderão pagar o financiamento com abatimento de 80% em parcela única.
A representante do assentamento Nova Floresta, Iraci Barros, disse que "o assentamento já foi um sonho, onde para muitos era um pouco impossível, e a casa hoje é um sonho ainda maior. Desejo que todos usufruam com sabedoria o que está acontecendo".
Além da casa, outras modalidades do Crédito Instalação do Incra poderão beneficiar as famílias assentadas, explicou o superintendente do Incra em Rondônia, Luís Flávio Carvalho Ribeiro, podendo ultrapassar trinta mil reais, como o Crédito Fomento, Fomento Jovem e Fomento Mulher, destinados a projetos produtivos. Segundo o superintendente este é um projeto piloto que se estenderá a outros assentamentos de Rondônia.
O reitor do Ifro, Moisés José Rosa Souza, enalteceu a parceria entre as instituições. "Com parceiros nós continuamos vivos e capazes de fazer muito pela sociedade. Muito obrigado a toda a equipe do Incra que confiou no Instituto Federal de Rondônia", finalizou.