Quem não conhece Bob Marley? Quem nunca ouviu músicas como 'No Woman, No Cry' ou 'Is This Love?' Bob Marley é um fenômeno musical mundial até hoje. A vida do Rei do Reggae não foi fácil, mas uma coisa é certa: o cantor vive através de sua música, bem como de suas mensagens sobre a paz e a fé rastafari.
A história da lenda, que morreu em 1981, aos 36 anos, será revivida no cinema em 'Bob Marley: One Love' (2024), estrelado por Kingsley Ben-Adir. O filme acompanha a ascensão do ícone ao sucesso e à carreira, bem como sua vida pessoal e o perigo que cercava sua busca pela paz. Sua esposa, Rita Marley, é interpretada por Lashana Lynch, e outros membros do elenco incluem James Norton, Michael Gandolfini e Jesse Cilio.
O ator Kingsley Ben-Adir revelou que recebeu a bênção de Rita da vida real e de seus filhos com Bob Marley, entre eles, Ziggy e Cedella. Os três membros da família atuam como produtores do filme, dirigido por Reinaldo Marcus Green (o mesmo de 'King Richard: Criando Campeãs' - 2021). A aguardada cinebiografia estreia esta semana no Brasil.
Enquanto isso, vamos relembrar sua vida e carreira de Bob Marley.
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, um distrito da paróquia de Saint Ann, Jamaica.
Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Famoso por popularizar o gênero, ele é o músico de reggae mais conhecido de todos os tempos.
Bob nasceu filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, e de Cedella Booker (foto), uma adolescente negra do norte do país.
O pai de Marley abandonou a sua mãe logo após seu nascimento e morreu quando Marley tinha apenas 10 anos.
A influência da cultura rastafari
Este foi um período decisivo na vida de Marley. O Imperador da Etiópia, Haile Selassie, fez uma visita de Estado à Jamaica durante o período em que Bob Marley esteve fora, e o movimento rastafari ganhou força nas ruas de Kingston. Bob Marley começou então a mergulhar no espírito e na cultura rastafari.
Músicas que refletem crenças
Em 1967, a música de Bob Marley já refletia suas crenças. O cantor começou a escrever sobre temas sociais e espirituais, que se tornaram sua marca registrada e seu maior legado.
Músicas de protesto e paz
Bob Marley se dedicou a protestar contra problemas sociais. Sua música abordou temas como o movimento rastafari e suas ideias de paz, fraternidade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal.
A voz do povo negro pobre
A música de Bob Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo dele a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
Músicos renomados cantam Bob Marley
Astros da música como Paul McCartney e Mick Jagger também admiravam o trabalho de Bob Marley. Eric Clapton regravou 'I Shot the Sheriff', de Marley, que atingiu o topo das paradas e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Bob Marley & The Wailers.