REI DO REGGAE: Bob Marley - O impacto da vida e da obra do ídolo

Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano

REI DO REGGAE: Bob Marley - O impacto da vida e da obra do ídolo

Foto: Getty Images

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem não conhece Bob Marley? Quem nunca ouviu músicas como 'No Woman, No Cry' ou 'Is This Love?' Bob Marley é um fenômeno musical mundial até hoje. A vida do Rei do Reggae não foi fácil, mas uma coisa é certa: o cantor vive através de sua música, bem como de suas mensagens sobre a paz e a fé rastafari.
 
A história da lenda, que morreu em 1981, aos 36 anos, será revivida no cinema em 'Bob Marley: One Love' (2024), estrelado por Kingsley Ben-Adir. O filme acompanha a ascensão do ícone ao sucesso e à carreira, bem como sua vida pessoal e o perigo que cercava sua busca pela paz. Sua esposa, Rita Marley, é interpretada por Lashana Lynch, e outros membros do elenco incluem James Norton, Michael Gandolfini e Jesse Cilio.
 
O ator Kingsley Ben-Adir revelou que recebeu a bênção de Rita da vida real e de seus filhos com Bob Marley, entre eles, Ziggy e Cedella. Os três membros da família atuam como produtores do filme, dirigido por Reinaldo Marcus Green (o mesmo de 'King Richard: Criando Campeãs' - 2021). A aguardada cinebiografia estreia esta semana no Brasil.
Enquanto isso, vamos relembrar sua vida e carreira de Bob Marley.
 
Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley, nasceu em 6 de fevereiro de 1945, em Nine Mile, um distrito da paróquia de Saint Ann, Jamaica.
 
Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano. Famoso por popularizar o gênero, ele é o músico de reggae mais conhecido de todos os tempos.
 
Bob nasceu filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, e de Cedella Booker (foto), uma adolescente negra do norte do país.
 
O pai de Marley abandonou a sua mãe logo após seu nascimento e morreu quando Marley tinha apenas 10 anos.
 
 
A influência da cultura rastafari
 
Este foi um período decisivo na vida de Marley. O Imperador da Etiópia, Haile Selassie, fez uma visita de Estado à Jamaica durante o período em que Bob Marley esteve fora, e o movimento rastafari ganhou força nas ruas de Kingston. Bob Marley começou então a mergulhar no espírito e na cultura rastafari.
 
 
Músicas que refletem crenças
 
Em 1967, a música de Bob Marley já refletia suas crenças. O cantor começou a escrever sobre temas sociais e espirituais, que se tornaram sua marca registrada e seu maior legado.
 
 
Músicas de protesto e paz
 
Bob Marley se dedicou a protestar contra problemas sociais. Sua música abordou temas como o movimento rastafari e suas ideias de paz, fraternidade, igualdade social, preservação ambiental, libertação, resistência, liberdade e amor universal.
 
 
A voz do povo negro pobre
 
A música de Bob Marley foi fortemente influenciada pelas questões sociais e políticas de sua terra natal, fazendo dele a voz do povo negro, pobre e oprimido da Jamaica.
 
 
Músicos renomados cantam Bob Marley
 
Astros da música como Paul McCartney e Mick Jagger também admiravam o trabalho de Bob Marley. Eric Clapton regravou 'I Shot the Sheriff', de Marley, que atingiu o topo das paradas e ajudou a alavancar ainda mais a carreira de Bob Marley & The Wailers.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS