QUASE PAROU: Hidrelétricas do rio Madeira voltam a operar com metade da potência

Devido a seca do rio Madeira as operações nas duas hidrelétricas ficaram comprometidas

QUASE PAROU: Hidrelétricas do rio Madeira voltam a operar com metade da potência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Após chegar a operar com 14% de sua capacidade, a usina de Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), vem gradualmente retornando à normalidade em suas atividades e desde esta última semana já registra mais de 50% de operacionalização do seu potencial. 

Um pouco mais acima, no rio Madeira, a hidrelétrica que Jirau, que fica na mesma localidade, também passou a operar com mais de 50% da sua capacidade. No período mais crítico da seca, a UHE Jirau chegou ao registro mínimo de 20% de sua capacidade total.

Conforme o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia - CENSIPAM, as chuvas que deram início em novembro seguirão a sua média normal, o que representa a estabilidade energética, não apenas para Rondônia, mas para todo o país, uma vez que a energia produzida no rio Madeira segue via linhão até o estado de São Paulo, onde depois é distribuído por todo o Brasil. 

Para evitar problemas com períodos intensos de seca na Amazônia no futuro, ambas as hidrelétricas vêm se modernizando e ampliando suas estruturas para garantir a operacionalização de forma plena, mesmo em crise ambiental. Uma dessas medidas foi a instalação de dois reatores que permitem abastecer os estados de Rondônia e Acre. 

Segundo dados do operador nacional, nesta semana a UHE Jirau registrou uma geração média de 1.000 Megawatts, enquanto a UHE Santo Antônio produziu cerca de 1.700 Megawatts.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS