VELHO MUNDO: Crianças faziam seus próprios brinquedos 30 mil anos atrás

Brinquedos de barro encontrados por arqueólogos revelam o modo de diversão infantil

VELHO MUNDO: Crianças faziam seus próprios brinquedos 30 mil anos atrás

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Um aspecto pouco explorado pelos paleontólogos até hoje é a vida das crianças e adolescentes durante o Paleolítico Superior Europeu (entre 45 mil e 10 mil anos atrás), em suas comunidades. Um estudo recente, publicado na revista PLOS ONE, se baseou em pegadas e impressões de mãos para intuir o papel de jovens aprendizes na arte rupestre da época.
 
Seja por não seguir as técnicas de cerâmica ao pé da letra, ou porque fizeram os objetos na base da farra que é comum a qualquer grupo de adolescentes, "muitas estatuetas e fragmentos de estatuetas exibem rachaduras típicas de choque térmico, indicando que as cerâmicas eram frequentemente queimadas antes de estarem suficientemente secas", diz o estudo.
 
Mas a assinatura definitiva veio das impressões digitais dos “artistas”, "e a maioria delas pertence a crianças", afirmam as autoras no estudo. As descobertas revelam insights importantes sobre o papel das crianças em sociedades antigas e que a aprendizagem lúdica não é assim tão nova como podemos pensar.
 
 
Crianças pré-históricas brincando como crianças
 
Estátuas milimétricas de mamutes do tamanho de soldadinhos de chumbo. (Fonte: Rebeca Farbstein & Abril Nowell, PLOS ONE, 2024/Divulgação)
 
 
Em entrevista à Smithsonian Magazine, a antropóloga Jane Baxter, antropóloga da Universidade DePaul, em Chicago, e autora de A arqueologia da infância, afirmou que as evidências analisadas por Nowell e Farbstein "são incrivelmente fortes e também uma explicação realmente plausível para o que elas estão encontrando". 
 
Para Baxter, que não participou da pesquisa, a compreensão é de que os donos desses artefatos eram comunidades fazendo nada muito diferente do que fazemos hoje. Quanto às crianças, parece que "estão praticando, experimentando e brincando com argila, e depois deixando tudo para trás quando terminam", conclui.
 
A prova definitiva de que os artesanatos eram feitos por crianças, explicou Nowell à Smithsonian Magazine, é que "Nenhuma peça de cerâmica foi encontrada em um enterro", mas perto da fornalha provavelmente usada para sua queima.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?
Quem você escolheria para substituir Jair Bolsonaro em 2026?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS