Nos meses de outubro e novembro, a seleção brasileira irá se reunir para disputar mais quatro partidas oficiais, referentes à 9ª, 10ª, 11ª e 12ª rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
Quais são as expectativas para a seleção canarinho ainda esse ano? Há alguma expectativa de melhora? Confira abaixo os detalhes sobre o momento do Brasil na competição e possíveis mudanças antes de decidir se vale a pena palpitar em
esporte bet a favor da seleção.
Últimos resultados
Em setembro, a equipe comandada pelo técnico Dorival Júnior entrou em campo duas vezes pelas Eliminatórias. Na primeira partida,
contra o Equador, o Brasil conseguiu uma vitória importante disputada dentro de casa, no estádio Couto Pereira. Pelo placar de 1x0, a seleção ganhou o jogo com um belo gol do atacante Rodrygo, após a bola desviar em um dos defensores equatorianos.
Na partida seguinte, contra o Paraguai em Assunção, o Brasil não conseguiu concretizar suas oportunidades de gol e saiu do estádio derrotado, por 1x0. Após o gol do meio-campista Diego Gómez, aos 18 minutos do primeiro tempo, a seleção brasileira demonstrou grande dificuldade em furar a linha de defesa paraguaia, terminando o jogo com apenas 8 finalizações.
Situação da equipe nas Eliminatórias da Copa do Mundo
Com os resultados obtidos nas duas partidas de setembro, o Brasil terminou a 8ª rodada das Eliminatórias com 10 pontos, ocupando a quinta colocação. Com três vitórias, um empate e quatro derrotas, a seleção brasileira vem apresentando o seu pior desempenho na história do torneio classificatório para a Copa do Mundo.
No entanto, as chances do Brasil não se qualificar para a Copa de 2026 são praticamente remotas. Com o aumento no número de seleções classificadas,
que foi de 32 para 48, o número de vagas disponíveis para as equipes da América do Sul também aumentou. Entre as dez seleções que estão disputando as Eliminatórias, as seis primeiras serão classificadas diretamente, enquanto a sétima colocada precisará passar por uma fase de repescagem antes de chegar até a Copa do Mundo.
Possíveis surpresas na próxima convocação
Em meio as críticas com o baixo desempenho apresentado pelo Brasil dentro de campo, especialmente após a derrota para o Paraguai, o técnico Dorival Júnior já indicou que deverá fazer mudanças nas próximas partidas. Na pré-lista de jogadores convocados, o treinador adicionou mais nomes do futebol brasileiro, que estão se destacando em suas equipes.
Do Botafogo, que atualmente ocupa a liderança do Campeonato Brasileiro, Dorival adicionou pela primeira vez o goleiro John e o atacante Igor Jesus, que caso sejam realmente convocados, irão fazer sua estreia com a seleção canarinha. Já do Flamengo, o técnico indicou o zagueiro Léo Ortiz, que há muito tempo não vestia a camisa do Brasil, além de outros nomes já convocados anteriormente, como o zagueiro Fabrício Bruno, o volante Gerson e o lateral-esquerdo Ayrton Lucas.
Confira os próximos compromissos da seleção
No dia 10 de outubro, o Brasil voltará a campo contra o Chile, em Santiago, em uma partida que poderá ser decisiva para os chilenos. Atualmente na nona posição das Eliminatórias e fora da zona de classificação, a seleção do Chile precisará vencer em casa para melhorar suas chances no torneio.
Na semana seguinte, no dia 15 de outubro, a seleção brasileira irá enfrentar a equipe peruana, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. Também em situação complicada na competição, o Peru está na lanterna das Eliminatórias, e ainda não venceu nenhuma partida.
Apesar das fragilidades apresentadas por seus próximos adversários, o Brasil terá que demonstrar mais consistência dentro de campo para conquistar vitórias e somar pontos. Desse modo, o time de Dorival Júnior poderá chegar em novembro, para os jogos contra Venezuela e Uruguai, com um ambiente interno mais favorável e otimista.