PREVENÇÃO: Caerd faz obras de expansão de reservatórios com risco de seca severa

Projetos incluem ampliação da captação de água em Porto Velho, União Bandeirantes e Ji-Paraná

PREVENÇÃO: Caerd faz obras de expansão de reservatórios com risco de seca severa

Foto: Edson Gabriel

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até o ano de 2025, há uma preocupação em diversos municípios de Rondônia com relação ao abastecimento de água, devido ao risco de uma seca severa causada pelo fenômeno El Niño, o qual pode levar os reservatórios de água a uma situação crítica.

 

Como uma medida preventiva, a Companhia de Águas e Esgotos (Caerd) iniciou obras de expansão nas estações de tratamento de água no estado.

 

O secretário da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp) de Rondônia, Elias Rezende, informou que “está previsto um investimento de R$ 130 milhões em melhorias, como parte de um projeto que inclui ampliação da captação de água em estações de tratamento na capital e no interior, além da expansão da rede de distribuição em mais de 36 cidades”.

 

Em Porto Velho, as obras têm como objetivo aumentar a capacidade de vazão da estação de tratamento, alcançando aproximadamente 500 quilômetros de rede de água tratada, que atenderá 61 bairros.

 

O secretário explicou que “a capacidade de vazão aumentará de 600 litros por segundo para 1.600 litros por segundo ao término da obra”.

 

No interior do estado, as estações de Jaru e União Bandeirantes verão um aumento em sua produção de água para 60 litros por segundo, enquanto em Ji-Paraná, a estação também será ampliada para 120 litros por segundo.

 

Segundo Governo do Estado, reservatórios terão maior capacidade de vazão após obras - Foto: Edson Gabriel

 

Preocupação

 

O Monitor de Secas, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), destacou uma situação preocupante em relação à seca em Rondônia ao longo de 2024. Isso inclui áreas com seca grave e extrema nos rios rondonienses, principalmente no sul de Rondônia e no oeste do Mato Grosso.

 

O Comitê de Crise Hídrica de Rondônia prevê que os rios do estado atingirão no máximo 60% de suas capacidades totais durante o período chuvoso. Apesar das chuvas associadas ao “inverno amazônico”, a situação não será completamente resolvida, pois os efeitos do El Niño podem persistir até meados de 2025.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Rondoniaovivo quer saber: quantas vezes você, leitor de Porto Velho, acessa o jornal por dia?
Onde você pretende comemorar o Natal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS