Os Jogos Olímpicos são eventos esportivos globais que reúnem diversas modalidades esportivas muito buscadas por quem gosta de fazer
apostas esportivas com bônus, como o futebol, a natação, o atletismo e outros.
Porém, existem algumas modalidades olímpicas menos conhecidas — mas nem por isso menos fascinantes. A partir de agora, você conhecerá 5 esportes pouco populares que atraem muitos fãs ao redor do mundo.
Neste texto, exploraremos brevemente o histórico das modalidades e algumas curiosidades que valem a pena conhecer. Bem-vindo ao mundo dos esportes olímpicos menos conhecidos!
Pentatlo Moderno
O Pentatlo Moderno é uma combinação de 5 esportes que desafiam a resistência, a coordenação e a velocidade de seus atletas. A modalidade inclui esgrima, natação, hipismo, tiro e corrida, e remete aos Jogos Olímpicos da Grécia Antiga.
A primeira competição da modalidade aconteceu em 1912, na Suécia, e desde então o esporte é considerado um dos mais complexos por exigir constância extrema de seus competidores.
Até o momento, apenas uma atleta brasileira aparece na lista de medalhistas olímpicos da modalidade. Yane Marques conquistou a medalha de bronze em 2012, nas Olimpíadas de Londres, sendo, até hoje, a única medalhista olímpica sul-americana deste esporte.
Canoagem Slalom
A modalidade consiste em descer um percurso de água com obstáculos. A primeira competição oficial do esporte aconteceu em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique.
A modalidade, que combina força com muita técnica, demanda um alto nível de resistência de seus atletas, que precisam de agilidade para fazer manobras rápidas mantendo o equilíbrio de suas embarcações sobre as águas agitadas.
Badminton
Disputado nos jogos olímpicos desde a edição de 1992, em Barcelona, o Badminton é conhecido por ser um esporte de agilidade e velocidade.
Jogado por 2 ou 4 jogadores, seu objetivo é muito parecido com o tênis — só que no lugar da bola está uma peteca que pode chegar a 300 km/h quando rebatida, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo.
A Federação Internacional de Badminton (BWF), juntamente com a UNESCO, possui um programa chamado “Shuttle Time”, que visa introduzir a prática do esporte nas escolas como uma maneira de disseminação da modalidade.
Esgrima de Sabre
Intenso e emocionante, a esgrima de sabre é uma das modalidades da esgrima praticada em competições internacionais, que ainda conta com os estilos Florete e Espada.
O sabre mede 88 centímetros e pesa 500 gramas, sendo inspirado nas armas utilizadas pelos cavaleiros húngaros no século XVIII para cortar os inimigos com golpes certeiros.
A modalidade foi introduzida nos Jogos Olímpicos no ano de 1896 apenas para os homens. As mulheres só puderam competir a partir de 2004. Com partidas que podem terminar em menos de 1 minuto, o esporte exige reflexos rápidos e precisão.
Hóquei sobre grama
Embora o Hóquei sobre grama faça parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1908, ele é bem menos popular que o hóquei no gelo.
A equipe masculina brasileira da modalidade foi formada apenas em 1998. Desde então, tem subido no ranking mundial, ocupando atualmente o 26.º lugar da lista.
Em 2016, a equipe chegou a disputar os Jogos Olímpicos do Rio, direito adquirido após a conquista da 4.ª colocação nos Jogos Pan Americanos de Toronto, realizados em 2015.
Conclusão
Embora os esportes citados sejam menos tradicionais e tenham menos representantes brasileiros, as modalidades possuem muitos atrativos e podem ser fascinantes a partir do momento em que se começa a acompanhá-las.
Cada modalidade possui seu valor histórico e cultural, e todas elas contam com uma comunidade de entusiastas ao redor do mundo, além de atletas talentosos e inspiradores.
Os Jogos Olímpicos são uma grande oportunidade para conhecer e aprender um pouco mais sobre esportes pouco populares, e certamente você se encantará por um deles.