FISCALIZAÇÃO: Entenda o que a Receita vai monitorar em transações via Pix

Fisco vai monitorar operações de todas as instituições financeiras a partir deste ano

FISCALIZAÇÃO: Entenda o que a Receita vai monitorar em transações via Pix

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Receita Federal  vai monitorar as transações de todas as operadoras de cartão de crédito e instituições de pagamento a partir de 2025. Além das informações sobre os cartões, o Fisco vai acompanhar os dados sobre transações via Pix.
 
Os dados que a Receita irá monitorar são aqueles referentes a:
 
Transações de R$ 5 mil ou mais realizadas por pessoas físicas;
Transações de R$ 15 mil ou mais feitas por pessoas jurídicas, as empresas.
 
“As medidas visam aprimorar o controle e fiscalização das operações financeiras, garantindo uma maior coleta de dados. Além disso, reforçam os compromissos internacionais do Brasil no âmbito do Padrão de Declaração Comum (CRS), contribuindo para o combate à evasão fiscal e promovendo a transparência nas operações financeiras globais”, diz a Receita, que ressalta que a medida não é uma violação da privacidade do usuário.
 
A medida, disse o Fisco, “não implicou qualquer aumento de tributação, tratando-se de medida que visa a um melhor gerenciamento de riscos pela administração tributária, a partir da qual será possível oferecer melhores serviços à sociedade, em absoluto respeito às normas legais dos sigilos bancário e fiscal”.
 
Dessa forma, as mudanças não afetarão o cidadão comum e não significam o aumento de tributos sobre operações financeiras. Entretanto, as empresas responsáveis pelas transações terão de reportar semestralmente ao Fisco, por meio de declaração emitida pelo e-Financeira. Esse sistema eletrônico integra o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), setor do governo federal que centraliza as informações de organizações financeiras.
 
Além de monitorar transações, o e-Financeira também faz o registro de cadastros, aberturas e fechamentos de contas e operações relacionadas à previdência privada.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS