A Semana de Estudos teve sua abertura na segunda-feira, 20 de março, com distribuição de material educativo e orientação aos pacientes na Policlínica.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público do Estado de Rondônia é um dos parceiros da "Semana de Estudos sobre a Epilepsia e suas Manifestações Neuropsiquiátricas e Viscerais", evento coordenado pela Secretaria de Estado de Saúde, que visa debater sobre o tema, desconstruir os preconceitos e mitos, resgatar a cidadania e melhorar o acesso à saúde das pessoas com a doença.
O evento, programado para o período de 20 a 24 de março, em comemoração ao Dia Roxo (Purple DaY), 26 de março- data dedicada a aumentar a consciência sobre a epilepsia em todo o mundo-, conta com a parceria também da Faculdade Fimca, Instituto de Neurocirurgia da Amazônia Ocidental, Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Associação dos Portadores de Epilepsia do Estado de Rondônia (Apeeron).
O Ministério Público contribuiu para a Semana com o material educativo, palestras para formação dos multiplicadores e apoio logístico, além de incentivar o movimento de reflexão sobre a Epilepsia no Estado de Rondônia, por meio do projeto "Epilepsia sob nova perspectiva", institucionalizado há sete anos, coordenado pelo Procurador de Justiça Edmilson Fonseca e executado pelo Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOP-Saúde).
A partir do trabalho realizado pelo Procurador de Edmilson Fonseca, por meio do projeto e em conjunto com as entidades de apoio às pessoas com epilepsia, o Estado de Rondônia editou duas leis no ano de 2015 e que estão em fase de implementação: Lei 3.552/2015, que criou a Semana de Estudos, e a Lei 3.617/2015, que instituiu o Programa de Prevenção à Epilepsia e Assistência Integral às pessoas com Epilepsia no Estado.
A Semana de Estudos teve sua abertura na segunda-feira, 20 de março, com distribuição de material educativo e orientação aos pacientes na Policlínica. Nesta terça-feira, 21 de março, teve início o I Seminário sobre Epilepsia em Debate na Sociedade, no auditório da escola Estadual Major Guapindaia, voltado para profissionais da saúde, professores e diretores.
As atividades da semana se estenderão também pelo mês de abril, com palestras, voltadas para os alunos, nas escolas Estaduais São Luís, Rio Branco e Bela Vista. A Faculdade Fimca também está executando a Semana em suas instalações, por meio de um ciclo de palestras para os alunos dos cursos da saúde.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!