DESRESPEITO – Clientes e funcionários acusam Caixa Econômica Federal em Rondônia por tratamento desumano

DESRESPEITO – Clientes e funcionários acusam Caixa Econômica Federal em Rondônia por tratamento desumano

DESRESPEITO – Clientes e funcionários acusam Caixa Econômica Federal em Rondônia por tratamento desumano

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Nem mesmo com o apelo de funcionários e os pedidos de providência por parte do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB/RO) foram suficientes para sensibilizar os representantes da Caixa Econômica Federal que, em Rondônia, continua oferecendo um tratamento desumano a seus funcionários e desrespeitando completamente os clientes e usuários, que continuam tendo que conviver com um péssimo atendimento em todas as agências.
É o que confirmam os dirigentes do Sindicato, que voltam a reclamar do descaso por parte do banco, que parece ter tornado regra o atendimento precário e o desrespeito com o ser humano.
"Os funcionários estão tendo que cumprir uma carga horária de até 12 horas seguidas, sem direito a horas extras. Um bom exemplo são as agência dos municípios de Rolim de Moura e Jaru, onde os funcionários chegam às 7 horas e alguns ficam dentro da agência até as 22 horas. Estas horas de trabalho excedentes promovem a depressão e o adoecimento das pessoas, a exemplo do que aconteceu com uma bancária vítima de LER/DORT que, recentemente, ganhou na justiça trabalhista uma ação por danos morais e uma pensão vitalícia", descreve Euryale Brasil, secretário geral do SEEB e funcionário do banco.
"Isso é uma amostra clara da falta de planejamento e organização da Caixa, que está num processo de expansão muito forte no país, com a abertura de inúmeras agências, mas não faz o aporte necessário e ideal de mão de obra, ou seja, não contrata funcionários suficientes para o número de agências abertas", acrescenta o dirigente.
Segundo Euryale, a Caixa teve um crescimento em volume de negócios de aproximadamente 50% em relação ao mesmo período do ano anterior mas, infelizmente, não promoveu crescimento no quadro funcional, prejudicando o atendimento que já é comprometido e, sobretudo, aumentando ainda mais a carga de trabalho de quem já atua nas agências.
"Ou seja, sobrecarrega os funcionários e os obriga a cumprir cargas de trabalho extenuantes e, para variar, sem a devida remuneração", avaliou Euryale.
Atendimento
O Sindicato denuncia ainda uma prática antiga do banco que, por meio de um procedimento de 'contingenciamento' de pessoas a serem atendidas, via senha, acabam desrespeitando o direito de ir e vir e, acima de tudo, tenta burlar a conhecida Lei das Filas.
"A Caixa coloca um funcionário na porta da agência para impedir que os clientes e usuários entrem de uma vez na agência, mesmo após o início do horário de atendimento e da abertura da agência. Ou seja, entram de cinco em cinco, ou de dez em dez, e deixa os demais que estão querendo pegar a senha do lado de fora da agência e numa fila que se forma desde as primeiras horas do dia. Assim, o tempo limite de atendimento para cada pessoa, como determina a Lei das Filas, acaba sendo ultrapassado. O exemplo ideal deste caso é a agência Madeira-Mamoré, a maior do Estado e que responde pelo atendimento de várias questões sociais e trabalhistas, como Bolsa-Família, FGTS e Seguro-Desemprego", concluiu.
Ainda em dezembro de 2012 o SEEB/RO protocolou um ofício junto à Superintendência Regional do banco pedindo o fim da exploração dos trabalhadores, a contratação de mais empregados e o fim do desvio de funções em todas as agências e, mesmo após garantia do superintendente de que medidas seriam tomadas, nada foi feito até o momento.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS