BEM-ESTAR – Agrotóxicos – Por Rosângela Souza

Bem-Estar – A estrela do momento – Por Rosângela Souza

BEM-ESTAR – Agrotóxicos – Por Rosângela Souza

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O consumo diário e exagerado de alimentos contaminados pode causar até câncer. Veja como é fácil afastar essa ameaça.
Como se livrar de agrotóxicos
Para a alface, a batata, a maçã e o morango
Deixe-os de molho em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Os agrotóxicos não resistem ao PH do bicarbonato. A receita da solução é 1 colher de sopa de pó para cada litro de água. Os vegetais devem ficar de molho por até meia hora e, depois, lavados em água corrente. No caso da batata, vale também descascá-la.
Para tomate
A dica é consumi-lo maduro. Isso porque, quanto mais passa o tempo, mais os venenos se dissipam.
Para a banana, o mamão e a laranja
Livre-se das cascas, já que as substâncias estão na superfície. Quem quiser tirar proveito dos nutrientes da casca da banana deve optar pelo tipo orgânico.
Para cenoura
Água e uma escova de cerdas macias bastam para limpar a casca, já que o vegetal geralmente está livre dos aditivos.
Aproveite o máximo dos alimentos
Após o cozimento, nada de jogar o caldo fora. Depois da fervura, qualquer liquido dentro da panela em que se preparou a comida será rico em nutrientes. Por isso, deve ser reaproveitado em sopas, no feijão e em molhos em geral, além de musses salgadas e até mesmo em sucos. Só que, nesse caso, dê preferências às frutas de sabor forte, para evitar que prevaleça o gosto do vegetal cozido no liquido. Se não der para acrescentar esse caldo a outras receitas imediatamente após o preparo, guarde-o na geladeira por, no máximo,24 horas.
Nem tudo o que sobra quando a gente prepara uma salada de vegetais ou de frutas deve ser jogado fora. Talos, cascas folhas e até mesmo sementes são ricos em vitaminas, sais minerais e, principalmente as fibras. O importante é lavá-los bem, sobretudo as cascas. Separe uma esponja e uma escovinha só para isso. Depois de usá-las, deixe-as numa solução de sopa de vinagre em um litro de água para matar as bactérias. As sementes assadas e trituradas, podem dar um toque diferente em sopas, molhos e massas, mas elas não devem ser ingeridas in natura, seu pedacinhos podem se alojar nas cavidades das paredes do intestino, provocando inflamações.
Aproveite a rama da cenoura. Bem picadinha, ela tempera o arroz e as sopas . Outra opção é a folha de beterraba. Nem toda a folha porém pode ir para a panela – muito menos para sua boca. A da mandioca, por exemplo, é tóxica.
Os talos do brócolis e do espinafre, por sua vez só devem ser aproveitados mais ou menos na altura acima da fita usada para amarrar o maço. O resto deve ser desprezado porque contém substâncias conhecidas como fitatos que impedem a absorção do ferro pelo organismo.  
Na hora de preparar os vegetais
É preciso saber cozinhá-los para que, ao chegar à boca, eles ainda mantenham seus minerais e suas vitaminas. Afinal, alguns desses nutrientes sofrem uma perda de até 60%. Veja o que fazer para não empobrecer sua mesa.
Dê preferência a fatias grandes ou aos legumes inteiros. Quanto maior o pedaço, menor a perda de vitaminas. Isso porque o grande número de pedacinhos aumenta a superfície de contato com o ar, com a água e com a luz – três fatores que levam embora o que a comida tem de melhor.
Cozinhe os alimentos com a casca, sempre que possível. Ela protege contra a exposição à luz.
O vegetal só deve entrar na panela quando a água já estiver fervendo, para diminuir o tempo de contato entre os dois.
Não esquente demais
Na fervura,o óleo e até mesmo o sal não são indicados. A não ser que a receita exija. Isso porque eles formam substâncias que diminuem a absorção dos nutrientes. O feijão por exemplo, pode ser temperado depois de cozido. Assim como ele, vários pratos. Ácidos como o limão e o vinagre ou soluções alcalinas, como bicarbonato de sódio, também devem ficar de fora da panela.
O alho também não deve ser acrescentado logo no início da preparação. A razão é simples: a alicina, substância com ação antibacteriana presente no alimento, é volátil e portanto o tempero deve ser ingerido de preferência cru. Ou, se não gostar do sabor, use-o quando o prato estiver quase pronto.
O mesmo cuidado deve ser dispensado às especiarias. A maioria dos seus antioxidantes não sobrevivem às altas temperaturas. Assim, é melhor assar a pizza primeiro para só depois polvilhar o orégano.
Saiba mais no “Arte na Cozinha” – um programa com dicas, curiosidades, culinária e bem-estar de segunda à sexta as 11:00h da manhã na rádio boas novas AM 660 KHZ – ou no www.rbn-pvh.com.br
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS