Segurança da ALE-RO é reforçada para julgamento de deputados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o propósito de garantir a segurança dos parlamentares, demais autoridades, dos servidores e de todos os visitantes que comparecerem à Assembleia Legislativa nos dias (22 e 29 próximos) em que acontecerão as sessões destinadas à leitura do relatório produzido pela Comissão Parlamentar Processante Provisória (CPPP), quando ocorrerão também a defesa oral dos advogados dos citados e a votação do parecer do relato final sobre a possível quebra de decoro parlamentar de deputados acusados pela “Operação Termópilas”, o coronel PM Fernando Prettz, chefe da Polícia Legislativa, anunciou medidas que preveem a manutenção da ordem e da segurança das instalações do Poder Legislativo de Rondônia, tendo em vista o interesse da população, de sindicatos e de estudantes no julgamento político.
Todo o trabalho vai envolver a Polícia Legislativa, a Polícia Militar, a Secretaria Municipal de Trânsito, a Companhia Independente de Trânsito, a Companhia de Operações Especiais (COE), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e profissionais da área médica. Um Gabinete de Gerenciamento de Crise será instalado para o acompanhamento de todos os eventos e das providências da operação que terá a finalidade de assegurar a realização dos trabalhos dos parlamentares, sem impedir as manifestações populares.
Para maior segurança, conforme esclarecimento do coronel Prettz, será desviado o trânsito de veículos nas avenidas Pinheiro Machado, Duque de Caxias, Rui Barbosa e Major Amarante – inclusive impedindo estacionamento - para facilitar o acesso das pessoas, que acontecerá pela Duque de Caxias, ao prédio da Assembleia Legislativa. “Sabemos do interesse da população no julgamento político. Por isso, estamos prevenidos para resguardar o bem público e a integridade de pessoas”, disse o chefe da Polícia Legislativa ao observar que não será permitido o acesso de pessoas além da capacidade do que comporta o Plenarinho e o Plenário, já que será instalado um telão na parte da frente da Assembleia para o acompanhamento público das sessões.
Durante a operação de segurança, haverá controle de acesso aos portões do prédio da Assembleia Legislativa, impedindo a presença de pessoas portando capacetes de trânsito, mochilas, fogos de artifícios, bandeiras com suportes, equipamentos sonoros (buzina de ar comprimido, vuvuzelas ou cornetas), copos e garrafas de vidro, dentre outros que possam ser utilizados para arremesso ou como arma. Haverá pontos de triagem na Pinheiro Machado com Rui Barbosa; na Pinheiro Machado com Major Amarante; na Rui Barbosa com Duque de Caxias; no pátio da Semad; na Travessa do Madeira e em frente ao Buffet do Brás com sinalização de trânsito e apoio de policiais militares.
“Esperamos que tudo aconteça dentro da normalidade, primando pelo espírito democrático, já que por ocasião das sessões de leitura do relatório da Comissão Parlamentar Processante e a votação do referido no Plenarinho e, também, no Plenário da Assembleia Legislativa a Polícia Legislativa, com apoio da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, realizará o policiamento interno e externo, resguardando o direito de ir e vir de todo cidadão”, completou o coronel Prettz.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!