Programas da Embrapa visam sustentabilidade e aumento de produção

A Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançou na sexta-feira (2), no auditório da Empresa em Porto Velho, os programas Soja Livre e Boas Práticas Agropecuárias. “A implantação desses dois programas tem como f

Programas da Embrapa visam sustentabilidade e aumento de produção

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Embrapa Rondônia, Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), lançou na sexta-feira (2), no auditório da Empresa em Porto Velho, os programas Soja Livre e Boas Práticas Agropecuárias. “A implantação desses dois programas tem como finalidade a geração de renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores do nosso estado”, destacou o chefe-geral da Embrapa Rondônia, César Teixeira, durante a abertura do evento.
 De acordo com o diretor técnico da Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Ivan Paghi, Rondônia tem uma oportunidade “ímpar” no Brasil para a produção de soja não transgênica. “O Brasil é o único país no mundo que tem condições de atender à demanda de países europeus e asiáticos, que só consomem alimentos produzidos a partir de soja não geneticamente modificada”, acrescentou. Segundo ele, na safra 2011/2012 mais de 28% da soja produzida no país será da convencional.
 “O potencial de Rondônia é fantástico para a produção da soja livre, sem contar que tem uma logística muito boa”, acrescentou o diretor da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja/MT), Roger Rodrigues, que também participou do evento.
Entre os participantes do evento estavam pesquisadores e analistas da Embrapa Rondônia; o coordenador do Programa Boas Práticas Agropecuárias e pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande/MS), Ezequiel Rodrigues do Valle; pesquisador da Embrapa Soja (Londrina/PR), Rodrigo Luis Brogin; presidente da Abrange, César Borges; representante da Federação da Agricultura de Rondônia (Faperon), Edson Afonso, e o chefe da Casa Civil do governo do Estado de Rondônia, Ricardo Sá. Também estiveram presentes representantes de vários órgãos federais e estaduais, além de produtores rurais.
A programação do evento incluiu apresentações sobre “Cultivo da soja e as pastagens em Rondônia”, “Programa Soja Livre”, “Programa Boas Práticas Agropecuárias”, “Desafios da pecuária de corte sob a perspectiva de um produtor rural”, “BPA e Soja Livre – Inovação e sustentabilidade”, além de uma visita à Unidade Demonstrativa de soja livre no campo experimental da Embrapa Rondônia.
Unidades Demonstrativas
O Programa Soja Livre conta com Unidades Demonstrativas (UD’s) em Porto Velho, Vilhena, Cerejeiras, Ariquemes, Colorado do Oeste e Castanheiras para avaliar o potencial produtivo de 23 cultivares convencionais, ou seja, a soja livre. A finalidade é que, nas próximas safras, os produtores de soja em Rondônia tenham mais opções de escolha de cultivares não geneticamente modificadas (Não-GM) para cultivo.
A iniciativa de implantar o Programa Soja Livre em Rondônia é resultado da parceria entre Embrapa, Associação Brasileira de Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange) e Associação dos Produtores de Soja de Rondônia (Aprosoja/RO). A Boa Safra Produtos Agropecuários, o Grupo AMaggi, a Sementes Quati e o Instituto Federal de Rondônia também são parceiros da iniciativa.
 BPA
Tendo em vista tornar os sistemas de produção de carne mais rentáveis e competitivos em Rondônia, assegurando a oferta de alimentos seguros, provenientes de sistemas de produção sustentáveis, a Embrapa Rondônia e a Federação da Agricultura do Estado (Faperon) articulam a implantação do Programa Boas Práticas Agropecuárias (BPA) para Bovinos de Corte.
O BPA é um conjunto de normas e procedimentos a serem observados pelos produtores rurais. Trata-se de uma adequação do programa Globalgap, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), à realidade brasileira. No país, é liderado pela Embrapa, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O coordenador do BPA no Brasil, pesquisador da Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS), Ezequiel do Valle, participou do lançamento do programa. “O foco do BPA é melhorar a competitividade do setor produtivo da pecuária de corte e reduzir o custo de produção”, disse. Ele acrescentou que o programa depende do estabelecimento de parcerias entre a Embrapa e entidades representativas do agronegócio para que as informações cheguem ao produtor rural.
De acordo com o chefe da Casa Civil, Ricardo Sá, a expectativa do governo do Estado é unir esforços com a Embrapa, utilizando as tecnologias e o conhecimento que a Empresa tem, para melhorar a renda do produtor. “E com isso oferecer, não só à população de Rondônia, mas a todos que consomem alimentos produzidos aqui, uma produção de qualidade”, afirmou.
Além de buscar o aumento da produção e da produtividade, a tecnologia também está relacionada à sustentabilidade ambiental. As propriedades que adotarem as boas práticas terão que respeitar as leis ambientais, as áreas de preservação permanente e as regras quanto ao uso correto de agroquímicos.
Três propriedades já foram indicadas como modelos para a implantação das boas práticas e capacitação dos multiplicadores. Uma delas em Candeias do Jamari, próximo a Porto Velho; outra em São Francisco do Guaporé, a 600 quilômetros da capital, e a terceira, que ainda será definida, localizada em Vilhena, no Sul do Estado.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS