Entre os muitos problemas que a população do quase centenário município de Porto Velho sofre diariamente está a logística e acessibilidades no trânsito da capital. Falta de tudo, desde ciclovias até sinalizações em estado de conservação minimamente aceitáveis. Muitas das obras de tráfego realizadas na capital de Rondônia parecem ter sido projetadas por uma pessoa que esquece a presença de pedestres e ciclistas nas ruas da cidade.
Em meio a esse caos de locomoção urbana, está uma instituição que deveria ser antes de tudo um exemplo ao restante dos munícipes, o Comando Geral da Polícia Militar, localizado na avenida Tiradentes, bairro Pedacinho de Chão, o “QG”da PM de Rondônia não tem calçada.
A extensão da área correspondente ao perímetro do Comando Geral da PM toma conta de todo o quarteirão de uma área industrial da capital, grande parte rodeada por mato que cerca o local.
A comunidade que mora próxima ao local reclama pela constante situação de perigo que passam diariamente ao transitarem pela entorno do Comando Geral, pois o local é uma região permeada por transportadoras, fato que aumenta o fluxo de caminhões e sem calçada os pedestres simplesmente disputam vaga com os veículos em um pequeno espaço da avenida.
O fluxo de pedestres que transitam pela região é intenso, haja vista que existem várias escolas pela região, entre elas uma escola militar. Alunos e seus pais que precisam utilizar a avenida transformam a ida e a volta à escola em uma aventura nem um pouco engraçada.
Outro ponto de indignação da comunidade é o fato de que ao lado do Comando Geral está localizado o único posto de saúde que atende um numero aproximado de seis bairros da região.
Acontece que se um cadeirante necessitar utilizar os serviços médicos do posto e para isso tiver que passar pelo entrono do Comando Geral terá que trafegar com sua cadeira de rodas com ônibus, caminhões e motocicletas. A situação se repete com mulheres grávidas, idosos e crianças que utilizam os serviços do posto.
O Comando Geral da Polícia Militar já passou por várias reformas ao longo do ano, e nesse ano também está recebendo melhorias estruturais, a comunidade afirma estar aguardando ansiosa que entre essas melhorias esteja o tão simples e necessário projeto de construção de um calçada para o entrono do local.