Ações de educação ambiental beneficiam Vila Princesa

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) vem fazendo o seu papel de gestor público gerando e implementando políticas públicas visando a melhoria na qualidade de vida da população. Nesse sentido, a equipe de educação ambiental está desen

Ações de educação ambiental beneficiam Vila Princesa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) vem fazendo o seu papel de gestor público gerando e implementando políticas públicas visando a melhoria na qualidade de vida da população. Nesse sentido, a equipe de educação ambiental está desenvolvendo projetos sócio-ambientais tanto na capital quando no interior do Estado, projetos esses que estão trazendo resultados positivos. Na manhã desta quarta-feira (7), uma parceria entre a empresária Mônica Borges da Miss Box com a Associação de Mulheres da Vila Princesa foi firmada, na Sedam.
A partir da parceria, as embalagens produzidas pelas mulheres da Vila Princesa serão fornecidas para a empresária. As embalagens são frutos do Projeto Meio Ambiente na Arte e Cultura, que ensina as pessoas a confeccionarem embalagens com papel reciclado, sementes e o reaproveitamento de madeira.
De acordo com a empresária Mônica Borges, as embalagens são rústicas e bonitas, tem tudo a ver com a loja. As mandalas futuramente também serão uma opção de produtos. “Acho importante essa iniciativa da Sedam, de ensinar as mulheres a reaproveitar os resíduos da floresta. É um trabalho belíssimo que precisa ser valorizado. Não é caridade, é um incentivo para o esforço dessas mulheres, dando condições de gerar renda, com trabalho de arte e ensinando a valorizar e preservar o meio ambiente”, diz a empresária.
Para a coordenadora de Educação Ambiental Iracy Wanderley Filha, a Sedam está desenvolvendo nove projetos. Na Vila Princesa dois estão em evidência: o Educação Ambiental nas Escolas e o Meio Ambiente na Arte e Cultura, que visa o reaproveitamento de pet, madeira, pneus para confecção de guirlanda e embalagens de papel.
A coordenadora diz que, dessa forma, são trabalhados os princípios e as práticas de educação ambiental para que se tenha uma relação harmoniosa entre a comunidade e o meio ambiente. Esses projetos visam à melhoria da qualidade de vida das pessoas, além de contribuir com a geração de renda e oportunidade de trabalho, fato este que proporciona a inclusão social no Estado, completa o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito.
Ao meio ambiente, segundo o secretário, essas ações servem para provocar a interação das pessoas fazendo com que o indivíduo perceba o ambiente em que vive, nessa percepção ele adquire os princípios e práticas para a manutenção do equilíbrio da biodiversidade.
A presidente da Associação de Mulheres da Vila Princesa, Alaíde Paixão de Souza, diz que o curso elevou a auto-estima das mulheres pelo fato de terem o trabalho valorizado e reconhecido. “Ficamos muito contentes quando soubemos a notícia que a classe empresarial está interessada no nosso trabalho, diz Alaíde Paixão.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS