Deputado preocupado com atendimento jurídico prestado a comunidade carente

Deputado preocupado com atendimento jurídico prestado a comunidade carente

Deputado preocupado com atendimento jurídico prestado a comunidade carente

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Doutor Alexandre Brito (PTC) vai solicitar na próxima semana, a reestruturação urgente da Defensoria Pública, com a ampliação do atendimento na capital e a implantação naqueles municípios que ainda não contam com a presença desta instituição. O parlamentar esteve ontem visitando a Defensoria Pública Estadual e disse ter ficado preocupado com o atendimento jurídico prestado a comunidade carente, apesar da dedicação dos membros daquele organismo.

De acordo com o deputado Doutor Alexandre Brito o trabalho que vem sendo desenvolvido pelos membros da Defensoria Pública é digno de elogio, pelo profissionalismo, dedicação e comprometimento no desenvolvimento deste importante papel social para a comunidade mais necessitada.

Mas no entendimento do parlamentar, apesar de toda dedicação dos membros da instituição, apenas 24 municípios estão contemplados com a assistência jurídica do Estado, se fazendo, portanto necessário um grande esforço para que todo Estado tenha a efetiva cobertura jurídica gratuita, conforme assegurado constitucionalmente.

Segundos dados estatísticos a Defensoria Pública Estadual atende, 75% dos processos da área de família; mais de 50% dos processos civis em geral que tramitam no Estado;  85% dos processos criminais; e ainda atende milhares de processos perante o Tribunal de Justiça e tribunais superiores em Brasília. A defensoria é responsável pelo atendimento de 90 % dos presos e os respectivos processos de execução penal.

O deputado disse que apesar de toda esta sobrecarga de trabalho a Defensoria Pública conta com apenas 24 defensores públicos, 170 assessores e advogados. Ele ressaltou ser necessário pelo menos triplicar o número de defensores e reclamou da distribuição dos profissionais, pois Porto Velho apesar de contar com grandes presídios e consequentemente milhares de apenados, conta apenas com 8 defensores, enquanto Ji-Paraná dispõe de 10 defensores.

Outro tema a ser defendido na Assembléia Legislativa, conforme assegura o deputado, diz respeito a grande disparidade entre os subsídios dos defensores públicos que recebem em média a metade do que ganha os promotores e juizes de direito,  O parlamentar declarou que vai buscar um amplo entendimento político, para que o salário do defensor público seja equiparado ao de promotor público.

Já com relação à parte estrutural, o deputado Alexandre Brito defendeu a necessidade de urgente reforço financeiro, no sentido de comprar equipamentos, criar um sistema de intranet, mais servidores de apoio, e veículos para as unidades do interior.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS